A+ A-

segunda, 20 de maio de 2024

Busca

segunda, 20 de maio de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Política

há 1 semana

A+ A-

Corrupção milionária é revelada, mas prefeito 'não sabe nem viu' nada em Três Lagoas

Ângelo Guerreiro diz que licitação foi feita pelo Ministério do Exército

  • Prefeitura respondeu questionamentos após operação da PF
  • Prefeitura respondeu questionamentos após operação da PF
  • Prefeitura respondeu questionamentos após operação da PF
  • Prefeitura respondeu questionamentos após operação da PF
  • Prefeitura respondeu questionamentos após operação da PF

Prefeito de Três Lagoas, Ângelo Guerreiro, disse não saber de nada sobre esquema milionário de corrupção em obras da Educação do Município. Polícia Federal fez uma devassa e revelou fraude em licitação e empresas de fachada. 

A operação foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (9) em conjunto com a Advocacia Geral da União. Foram expedidos 20 mandados de busca e apreensão a serem cumpridos em Três Lagoas, Campo Grande, Coxim, Naviraí e Florianópolis (SC). 

Questionada pelo TopMídiaNews, a prefeitura respondeu que nem a pessoa do prefeito nem o Município foram citados no processo e por isso não são parte na investigação. A gestão disse ''não compactuar com qualquer tipo de irregularidade, preza pela legalidade e transparência de seus atos públicos''. 

Sobre o caso em si, a prefeitura respondeu que as obras e serviços executados em unidades da Rede Municipal de Ensino ocorreram por meio de adesão à ata de processo licitatório do Ministério do Exército. 

''... ou seja, a licitação não foi realizada pela Administração Municipal de Três Lagoas, procedimento legal e em conformidade com a Legislação vigente'', diz trecho da nota. A prefeitura detalhou também que a execução do contrato já foi alvo de investigação por parte do MPE-MS, que decidiu pelo arquivamento. 

Sobre os servidores envolvidos, o executivo disse que vai instaurar procedimento administrativo para averiguar a conduta. 

Operação 

Polícia Federal e Controladoria Geral da União deflagraram, na manhã desta quinta-feira (9), operação contra fraudes em licitações na Educação municipal de Três Lagoas e outros crimes. Oitenta policiais saíram às ruas de Três Lagoas, Campo Grande, Coxim e Naviraí, além de Florianópolis para cumprir mandados de buscas e apreensões. 

A investida policial também mira crimes como peculato, apropriação e associação criminosa. Foram 20 ordens judiciais – autorizadas pela 1ª Vara da Justiça Federal de Três Lagoas a serem cumpridas. 

Houve igualmente uma medida cautelar de sequestro e bloqueio de bens de cada um dos indiciados no valor de R$ 23 milhões. A justificativa para a devassa federal se deu, entre outras razões, porque empresas não executavam os serviços contratados pelo Município. 

''Durante as investigações foram encontrados fortes indícios de direcionamento ilícito e antieconômico de contratado administrativo, além de superfaturamento de parte de obras e serviços em unidades de ensino do município de Três Lagoas'', garantiu a força-tarefa. 

A PF acrescentou que também identificou a existência de empresas de fachada e empresas fantasmas, usadas para transações financeiras entre os envolvidos.

O espaço está aberto para manifestação do Ministério do Exército. 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
AMIGOS DA CIDADE MORENA ABRIL NOVEMBRO