Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
GOVERNO MARÇO 2024 2
Política

'De saco cheio de Mandetta', Bolsonaro estuda demiti-lo a qualquer momento, aponta site

Bolsonaro não segue as orientações passadas pelo ministro

30 março 2020 - 14h26Por Nathalia Pelzl

O presidente Jair Bolsonaro tem dito aos auxiliares mais próximos que está "de saco cheio de Mandetta", ou seja, do seu ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

A informação é do Portal Uol, que divulgou ainda que, Bolsonaro só não o demitiu até agora para evitar agudizar a crise provocada pela pandemia do novo coronavírus.

Bolsonaro teme que a demissão de Mandetta se transborde num rompimento definitivo com o empresariado.  

Ainda segundo o colunista do Portal Uol, Bolsonaro teria escolhido o sucessor de Mandetta. Trata-se do presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, que é médico da Marinha.

No entanto, Mandetta já deixou claro que não pedirá demissão. De acordo com o divulgado, Bolsonaro pretende continuar afrontando publicamente as orientações do ministro, como o distanciamento social. Ele foi as ruas de Brasília neste domingo, abraçou e tirou foto com moradores e comerciantes.

A irritação de Bolsonaro se estende ao partido de Mandetta, o DEM, que tem outros dois ministros no governo, Tereza Cristina (Agricultura) e Onyx Lorenzoni (Cidadania), também difíceis de serem demitidos.

Onyx, porque é amigo e um dos primeiros políticos a apoiar a candidatura de Bolsonaro ao Planalto, Tereza Cristina, porque tem amplo apoio dos ruralistas, base eleitoral do presidente, e faz um trabalho que o próprio Bolsonaro classifica como "de primeira qualidade.