Menu
sexta, 18 de setembro de 2020
Política

Deputado de MS conta relato do filho de 10 anos e faz alerta sobre boneca Momo

"Ele falou que ela mostra facas, giletes e outros instrumentos", diz Lídio Lopes

19 março 2019 - 14h57Por ALMS

O deputado estadual Lidio Lopes (PATRI) subiu à tribuna nesta manhã (19) para externar sua preocupação com a suposta aparição da boneca Momo em vídeos infantis, veiculados no canal YouTubeKids.

“Não podemos ficar inertes a estes acontecimentos, sou coordenador da Frente Parlamentar de Mobilização Nacional Pró-Criança e Adolescente para o Centro-Oeste [Fenacria]. Discutimos na União dos Legislativos Estaduais [Unale] questões muito fortes, como o suicídio. Nos últimos dias houveram suicídios de crianças. Uma de 9 no Paraná, e 10 anos em Mundo Novo, aqui no Estado, no último domingo, que podem ter sido influenciados pela boneca Momo”, relatou.

Lidio Lopes comentou o relato de seu filho de dez anos de idade sobre a Momo. “Meu filho, que tem 10 anos de idade relatou que a maioria conhece a Momo, sabe o que é. Ele falou que ela mostra facas, giletes e outros instrumentos e um dos maiores desafios propostos com a aparição da Momo em meio aos vídeos é matar os próprios pais, para só depois cometerem o suicídio”, explicou o parlamentar.

O parlamentar ainda fez um apelo aos pais de crianças e adolescentes. “Os pais tem que perceber e usar a tão falada rede social para divulgar como instrumento de utilidade pública se souberem relatos do que está ocorrendo. Outros números comprovam o índice alto de suicídio em relação a crianças. Em Recife, uma criança de 9 anos se enforcou no quintal de casa. Em João Pessoa, a polícia investiga a origem das últimas mensagens que a criança recebeu no celular. Não podemos ficar alheios ao que entra em nossas casas pelos aparelhos e jogos eletrônicos. Em outros países como a França, os Estados Unidos e o Canadá há bastante discussão sobre o tema. No Brasil ainda há pouco debate sobre esse assunto extremamente importante”, completou.

“Que possamos através da Unale e da Fenacria fazer esse enfrentamento, existe essa preocupação em todos os Estados, já que estão acontecendo muito rápido em todos os lugares. Devemos incitar as pessoas a paz e a tranqüilidade para que possamos viver em harmonia num país que é lindo e maravilhoso. E, como um amigo que mora há 4 anos nos Estados Unidos, disse, sobre aqui no Brasil termos amigos e família, que nós possamos preservar a nossa família e nossas amizades”, divultou o deputado Lidio Lopes.

Momo – O criador da boneca é o escultor japonês Keisuke Aiso, 43 anos. A inspiração seria uma lenda japonesa em que uma mulher morre no parto e retorna para assombrar os vivos. Com olhos esbugalhados, pele pálida, sorriso sinistro e longos cabelos escuros e maltratados, a boneca é assustadora até para adultos. E de acordo com relatos, a imagem da Momo é acompanhada por “mensagens sinistras”, que ensinam e incentivam as crianças a procurarem por objetos pontiagudos em casa para que elas ataquem os próprios pais e ainda, cortem os próprios pulsos.

Leia Também

Pitbull albina escapa no Parque do Sol e dona faz apelo para encontrá-la
Cidade Morena
Pitbull albina escapa no Parque do Sol e dona faz apelo para encontrá-la
Futebol com 'cabeça' de Bolsonaro choca deputados de MS: 'ato criminoso'
Política
Futebol com 'cabeça' de Bolsonaro choca deputados de MS: 'ato criminoso'
Prefeitura prorroga proibição do corte de água por mais 30 dias em Campo Grande
Cidade Morena
Prefeitura prorroga proibição do corte de água por mais 30 dias em Campo Grande
Marcelo Álvaro Antônio é 9º ministro infectado pela covid-19
Geral
Marcelo Álvaro Antônio é 9º ministro infectado pela covid-19