A+ A-

sábado, 27 de abril de 2024

Busca

sábado, 27 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Política

11/04/2021 07:00

A+ A-

Políticos de MS culpam Bolsonaro por falta de vacinas

Em 2020 teve críticas as vacinas chinesas, fake news sobre efeitos e o resultado foi a falta de compras e acerto de contratos

 Os deputados Fábio Trad (PSD) e Vander Loubet (PT) acreditam que a demora na vacinação contra a covid-19 no país é fruto de negligencia e boicote do governo federal nas compras de imunizantes em 2020. 

Em Campo Grande, por exemplo, continuando neste ritmo os grupos prioritários serão vacinados em 70 dias, o que não é ruim, já que o restante do Brasil está a passos lentos e muitos lugares ainda não houve imunização de grande parte dos grupos prioritários.

O deputado Fábio Trad foi categórico em dizer sobre a falta de agilidade do governo em acertar tramites e adquirir imunizantes. “Em 2020, o governo federal negligenciou a vacina. A tragédia deste ano se deve a desídia de 2020. Se tivéssemos agido como os EUA que em 2020 saíram na frente na contratação de vacinas, hoje não estaríamos sofrendo estas agruras terríveis.”

Vander concorda com o negligenciamento e acrescenta que o presidente Jair Bolsonaro boicotou a vacina. “Nesse sentido, precisamos lembrar que o Bolsonaro e seu governo sempre boicotaram a vacina. Primeiro, recusou em agosto do ano passado a oferta da Pfizer de 70 milhões de doses. Segundo, desdenhou da necessidade de o Brasil comprar vacinas, dizendo que o Brasil não precisava procurar nenhum laboratório, que eram os laboratórios que tinham que correr atrás do Brasil. Por fim, esculhambava a CoronaVac, produzida pelo Butantan, dizendo que o governo não ia comprar 'essa vacina chinesa'.”

O deputado diz ainda que tem acompanhado a questão da vacinação, e “é nítido que prefeitos e governadores estão trabalhando bastante para imunizar a população. “Mas o grande gargalo segue sendo a disponibilização das vacinas, o que é responsabilidade do governo federal. É uma situação absurda e mostra o tamanho do despreparo do Bolsonaro para governar o País e a falta de responsabilidade dele com a vida dos brasileiros.”

O único deputado que defende a situação abertamente é Luiz Ovando do PSL. O médico defende as ações do presidente e afirma que o Executivo agiu de forma correta. Ovando chega a colocar em dúvida os efeitos da vacina e explica que "nem os cientistas possuem estudos suficientes sobre a eficácia". Mesmo assim, ele orienta a população a se vacinar.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024