A ministra do Orçamento e Planejamento, Simone Tebet (MDB), descartou, nesta quarta-feira (4), que o Governo Lula tenha intenção imediata de aplicar a lei da reciprocidade e tarifar os Estados Unidos.
A fala da sul-mato-grossense ocorreu durante evento ao lado do governador Eduardo Riedel (Progressistas) que tratou de negócios com o Chile, no âmbito da Rota Bioceânica.
A ministra esclareceu que, a medida tomada recentemente é protocolar, e Lula apenas assinou decreto que regulamenta a reciprocidade, aprovada no Congresso.
No mais, Tebet garante que o governo federal segue em busca de renegociar o aumento das tarifas feitas pela gestão Trump, inclusive Lula deve ir à ONU discutir o assunto. No entanto, lamentou que – até o momento – o Brasil não encontrou disposição do governo americano em discutir o tema.
''Nunca saímos da mesa de negociação... mas entendemos que os EUA são um importante parceiro comercial. Não são mais o mais importante, mas nunca vamos desistir do diálogo'', avaliou a ministra.









