A+ A-

quinta, 25 de abril de 2024

Busca

quinta, 25 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Política

19/12/2017 17:00

A+ A-

Governo estuda investir em ferrovia Bolívia-Brasil para escoar produção do estado

Estudo está em andamento, mas pode consumir entre R$ 20 e R$ 40 milhões

O Governo do Estado analisa investir na construção e recuperação da ferrovia que formará a Transamericana, que ligaria a Bolívia até o Porto de Santos (SP). Com a infraestrutura, seria possível escoar as riquezas do estado e reduzir o tempo para os produtos chegarem ao mercado asiático.

O projeto foi apresentado na tarde desta terça-feira (19), no auditório da Semagro. A iniciativa do negócio é de um consórcio de empresas privadas formado pela Rumo – Malha Oeste, Ferroviária Oriental (Bolívia), Ferroviária Andina (Bolívia), Transfesa, MP Trade (China/Brasil) e a empresa Hub Intermodal Três Lagoas.

Reinaldo Azambuja destacou que, com a ferrovia, o tempo de viagem dos produtos de MS para o mercado asiático, que representa 55% das exportações do estado, diminuiriam em 20 dias.

''Isso gera mais competitividade, a menores custos, porque não utilizaria a malha rodoviária, que é bem mais onerosa'', destacou o tucano.

Conforme explicado na apresentação, parte da rota já existe, mas opera de modo precário. A partir daí mais dois trechos seriam construídos para encurtar a distância.

(Verruck diz que ferrovia vai faciliar escoamento de produtos de MS - Foto: Wesley Ortiz)

O secretário de Estado de Meio Ambiente , Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck disse que o estudo de investimento para viabilizar o projeto não foi concluído, mas abrangem reparos nos trilhos e dormentes.

Verruck explicou ainda que o foco no momento é aumentar o tempo de concessão das empresas que atuam na ferrovia. Elas só tem mais oito anos para operar e o objetivo é aumentar para 30 anos, dando mais segurança de investimento ao negócio e atraindo novos investidores.

Ganhos

Ainda conforme o titular da Semagro, MS vai atuar como importante centro de distribuição, principalmente com o Hub de Três Lagoas, e futuramente de Campo Grande.

Parcerias

O coordenador de projetos da Rumo, concessionária de parte da rodovia, destacou que o projeto é um sonho que começou em  2015, quando a empresa conquistou o direito de operar na área.

O empresário lamentou que a estrutura ferroviária do trecho é de 1952, e que teve últimas atualizações apenas nos anos 70. Ele destacou ainda que MS será o protagonista dessa ferrovia, podendo escoar riquezas como soja, açúcar, carne, celulose e minério de ferro.

Em um primeiro momento, a ferrovia teria início na Bolívia, mas está sendo analisado uma possível conexão com a Ferroviária Andina, ligada aos portos do Oceano Pacífico, como no Peru, por exemplo.

Azambuja estima que até final de fevereiro o estudo de investimento no projeto esteja concluído. 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024