tjms 18/01 a21/01/2021
Menu
terça, 19 de janeiro de 2021
dengue
Política

Nelsinho Trad é cotado para ministro do exterior, mas Bolsonaro promete que Araújo 'não cai'

Após desempenho do senador em missões no exterior, o nome passou a ser ventilado nos bastidores

28 novembro 2020 - 09h30Por Rayani Santa Cruz

O senador Nelsinho Trad (PSD) é cotado para substituir o ministro das relações exteriores, Ernesto Araújo. As especulações são fortes nos bastidores da política. O bom desempenho do senador em missões no exterior é um dos motivos para o prestígio.

Em compensação, o ministro Araújo vem sendo cada vez mais criticado pelos discursos de “comunavírus” (negacionismo da covid-19 e teoria da conspiração), destruição da tradição diplomática do Itamaraty e da negação de que o país deixa a pauta ambiental de lado neste momento. 

Em divulgação mais recente, a revista Fórum publicou que o ministro participou do encontro da International Religious Freedom of Belief Alliance (em português, Aliança para a Liberdade de Religião ou Crença) e, sem apresentar dados e fontes,  falou em "cristofobia", acusou Maduro de perseguir cristãos e afirmou que o materialismo "não é compatível com sociedades livres".

As pressões externas aumentam. Apesar disso, o presidente Jair Bolsonaro afirmou, há algumas semanas, que Araújo não cai do governo.

Questionado sobre a possibilidade, o senador Nelsinho Trad foi discreto e disse apenas que ouviu boatos, mas que “está focado no seu trabalho de senador da República”.