IMPERIO EXTINTOR - NOVEMBRO

sexta, 05 de dezembro de 2025

Busca

sexta, 05 de dezembro de 2025

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Política

09/10/2025 19:34

Gestão Riedel reforça protagonismo em fórum sobre Rota Bioceânica

Vice-governador Barbosinha e Jaime Verruck representaram Governo de MS

Governo de MS esteve presente no VII Foro dos Territórios Subnacionais do Corredor Bioceânico de Capricórnio, no âmbito da Rota Bioceânica, em San Salvador de Jujuy, na Argentina. 
Autoridades como governadores, secretários e representantes dos países compreendidos pela Rota: Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. 

O Governo de MS foi representado pelo vice-governador José Carlos Barbosa (Barbosinha) e pelo secretário Jaime Verruck (Semadesc). MS reforçou o protagonismo na articulação política e técnica do projeto, reconhecido como um dos principais vetores de desenvolvimento regional da América do Sul. 

Resultados 

1 - Assinatura da Ata de Jujuy: consolida novos compromissos multilaterais e define as próximas etapas do Plano Diretor de Integração e Desenvolvimento do Corredor Bioceânico.
2 - Harmonização alfandegária: acordo para unificação dos horários de funcionamento das alfândegas (8h às 21h), facilitando o fluxo logístico e reduzindo gargalos fronteiriços.
3-Fortalecimento de comissões técnicas: acompanhamento de projetos de infraestrutura, modernização aduaneira e integração diplomática com o Grupo Quadripartite das Chancelarias.
4- Transferência da presidência pro tempore: para Antofagasta (Chile), sede da próxima edição do fórum em 2026. 

Na divulgação do Governo de MS, foram celebrados avanços técnicos como processos alfandegários, que eram um dos gargalos nas tratativas. Foram 230 pontos de melhorias. Além disso houve cem projetos prioritários de infraestrutura, incluindo rodovias, portos secos e plataformas logísticas; Estudos de cadeias produtivas regionais (agricultura, mineração, agroindústria, turismo e logística integrada) e lançamento da plataforma digital do corredor: www.corredorbioceanico.org, voltada à governança, transparência e compartilhamento de informações.  

O vice-governador destacou o papel de MS na “agenda de futuro baseada em conectividade, inovação e sustentabilidade”, reforçando a integração entre governo, setor privado e universidades. Já o secretário Verruck salientou o avanço na governança e a importância da Convenção TIR, em tramitação no Senado, para agilizar o transporte internacional.

O governador de Jujuy, Carlos Sadir, classificou o corredor como “um pacto de integração e progresso” entre as nações do cone sul. 
 

Siga o TopMídiaNews no , e e fique por dentro do que acontece em Mato Grosso do Sul.
Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias