A+ A-

sexta, 26 de abril de 2024

Busca

sexta, 26 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Política

12/11/2015 10:33

A+ A-

Governador de Goiás é eleito presidente do Consórcio Brasil Central

Durante a abertura do Fórum Movimento Brasil Central (FMBC), que está sendo realizado desde a manhã de terça-feira (10) em Brasília, o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, e os governadores dos demais Estados que compõem o Fórum (Goiás, Mato Grosso, Distrito Federal, Tocantins, Rondônia) realizaram uma reunião onde foi definido o nome do presidente do consórcio.

Ficou definido por aclamação que a presidência será do governador de Goiás, Marconi Perillo, que destacou entusiasmo para consolidar o movimento. “Vamos trabalhar para fazer com que esse movimento se consolide, e dê uma grande contribuição de desenvolvimento para o país”, disse o primeiro presidente do consórcio Brasil Central, Marconi Perillo.

O governador Reinaldo Azambuja destacou os avanços do Consórcio e afirmou que com boa vontade e persistência as coisas podem acontecer com uma velocidade ainda maior. “Nós podemos avançar num ritmo ainda muito maior, essa é uma cobrança da sociedade em cima de nós, governadores”, afirmou.

Reinaldo destacou ainda que a intenção do consórcio é criar uma lógica regional de desenvolvimento, avançando em pautas importantes em conjunto. “É preciso repensar o Estado brasileiro, e principalmente, discutir as pautas difíceis que vão contribuir para tirar o Brasil da crise”, disse o governador do Estado. O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, destacou a formalização do consórcio e a busca do desenvolvimento da região. “Além de formalizar o consórcio, nosso objetivo é trabalhar em várias áreas e promover o desenvolvimento em conjunto da região”, garantiu.

A reunião dos governadores do FMBC teve também a criação de um conselho consultivo, onde cada governador vai indicar um secretário para participar, e que será presidido pelo ex-ministro Mangabeira Unger. A próxima reunião do Fórum deve acontecer no mês de dezembro, em Porto Velho, e a ideia é de que haja uma carteira de projetos consolidados em infraestrutura e logística, que é considerado pelos governadores, um gargalo da região Centro-Oeste e de todo o País.

No segundo dia do encontro, nesta quarta-feira, os governadores terão encontros com ministérios considerados importantes no desenrolar das ações do Consórcio, e também apresentarão a ideia em uma audiência pública no Senado Federal.


Consórcio

A intenção do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil é ampliar o desenvolvimento e competitividade dos Estados membros em setores chaves e importantes da economia brasileira.

Além de fomento à ações em áreas como agricultura, industrialização e empreendedorismo, o Consórcio, uma autarquia de natureza jurídica de direito público, também servirá como um espaço de compartilhamento de experiências de qualificação, por exemplo, na educação pública.

Nos seis Estados que integram o bloco do Brasil Central estão concentrados pouco menos de 10% (9,16%) da população do país, cerca de 20 milhões de pessoas, que serão beneficiadas com as ações em conjunto dos governadores.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024