O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), afirmou que o governo tem feito estudos para apresentar uma proposta de reajuste salarial aos servidores públicos no próximo dia 03 de julho, no entanto, encontra dificuldades, pois a medida não pode comprometer os gastos públicos ou provocar atrasos na data de pagamento.
“Nós vamos buscar uma equação que não comprometa ou traga riscos aos servidores. Nossa prioridade é o pagamento em dia dos salários. Atualmente 20 estados estão pagando o funcionalismo público com atraso”, enfatizou.
Em sua defesa, Azambuja destacou que, desde o inicio de sua gestão, tem dialogado com todas as categorias de servidores públicos buscando melhorias salariais, seja por ascensão de carreira, progressão funcional, plano de cargos e carreiras e gratificações. “Em dois anos e meio de governo houve um aumento de 35% na folha de pagamento, sendo que a inflação do período foi de 17%, mostrando que houve ganho real aos servidores”, disse.
Em 09 de junho, o governo se reuniu com o Fórum de Servidores retomando o diálogo. Após o anúncio de “reajuste zero” ficou decidido que o governo do Estado iria apresentar uma contraproposta em 03 de julho.
Semana passada, o Senado Federal aprovou a renegociação da dívida do Estado junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) pelo prazo de dez anos. Azambuja condicionou a aprovação da medida para a elaboração de uma proposta salarial.







