A+ A-

quarta, 24 de abril de 2024

quarta, 24 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Política

01/08/2018 14:16

A+ A-

HC de Puccinelli é reavaliado e pode ficar nas mãos de ministro que analisa pedido de Giroto

Presidente da Corte, a ministra Carmen Lúcia deve avaliar quem ficará responsável pelo pedido de liberdade de Puccinelli

Despacho do STF (Supremo Tribunal Federal) publicado na tarde desta quarta-feira (1º) pode atrelar o futuro do ex-governador André Puccinelli (MDB) ao do ex-secretário de Obras, Edson Giroto. Ocorre que o processo deveria ser vinculado ao ministro Alexandre de Moraes, que analisa o caso de Giroto, mas foi distribuído para Dias Toffoli.

Com o impasse, a presidente da Corte, ministra Carmen Lúcia, deve avaliar quem ficará responsável pelo pedido de liberdade de Puccinelli: Moraes ou Toffoli.

O remédio constitucional também se aplica ao filho do ex-governador, André Junior, e ao advogado João Paulo Calves.

A defesa dos investigados já havia apelado ao TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região - SP) e ao STJ (Supremo Tribunal de Justiça), que negaram o habeas corpus.

O trio foi preso pela Polícia Federal em 20 de julho, denunciados por corrupção. Sem esperanças, Puccinelli desistiu de concorrer ao governo do Estado já no último domingo (29), e indicou a senadora Simone Tebet (MDB) em seu lugar.

Prisão

André Puccinelli, o filho e o advogado foram presos pela criação do Instituto Ícone de Estudos Jurídicos que, para o MPF (Ministério Público Federal), funcionaria para gerenciar dinheiro de propina.

JBS, a principal empresa investigada na Lava Jato, pagava a Puccinelli altas somas em dinheiro, que ia para a conta da Ícone, depois eram repassadas a integrantes do esquema do ex-governador.

Em troca, a JBS era beneficiada com incentivos fiscais. A empresa seria de André Júnior, mas, no papel, quem seria o dono é o advogado João Paulo Calves, o “testa de ferro” da trama, para o MPF.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024