Menu
domingo, 20 de setembro de 2020
Política

Lei aprovada prevê plano de prevenção da automutilação e do suicídio

Em Campo Grande, uma média de 500 pessoas com idades de 10 a 19 anos tentam se matar por ano

04 abril 2019 - 15h00Por Celso Bejarano, de Brasília

Resta apenas a sanção do presidente da República Jair Bolsonaro para que entre em vigor o projeto de lei que implementa a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio.

A proposta foi aprovada em regime de urgência ontem à noite, quarta-feira (3), pelo Senado. Em Campo Grande (MS), por exemplo, por ano, ao menos 500 pessoas com idades que variam de 10 a 19 anos, tentam se matar por meio de suicídios, segundo dados do Corpo de Bombeiros da cidade.

A senadora sul-mato-grossense Simone Tebet (MDB), em pronunciamento de apoio ao projeto, fez um alerta acerca do alto número de suicídios envolvendo jovens e adolescentes. “Este projeto é da mais alta relevância para tentar impedir esta epidemia. É preciso ficar atento à educação dos jovens e crianças e prestar atenção no uso excessivo das redes sociais”, afirmou Simone. (VER MAIS EM VÍDEO).

A medida aprovada deve ser posta em prática pela União em parceria com os estados, o Distrito Federal e os municípios. Pelo projeto, a partir da sanção, será obrigatória a notificação de casos de suicídios e automutilação que devem ser repassados, de maneira sigilosa, às autoridades sanitárias e aos conselhos tutelares.

Ainda de acordo com a proposta, daqui em diante os governos devem disponibilizar gratuitamente um número de telefone para a comunidade informar casos de suicídio e de automutilação. Os planos de saúde devem, por força do projeto, atender esses casos.

Diz ainda a proposta que é necessário promover a educação permanente de gestores e de profissionais de saúde em todos os níveis de atenção quanto ao sofrimento psíquico e às lesões autoprovocadas.

NÚMEROS

A cada 100 mortes em Mato Grosso do Sul, 13 ocorrem por suicídios. Dados de 2017, indicam que o Corpo de Bombeiros de Campo Grande atendeu 925 ocorrências de tentativas de suicídios. Também conforme os dados dos bombeiros, ao menos metade das ocorrências envolviam crianças e jovens de 10 e 19 anos de idade.

Leia Também

STF discute situação do meio ambiente nesta segunda-feira
Geral
STF discute situação do meio ambiente nesta segunda-feira
Com situação precária, Funai usa dinheiro da covid pra comprar alimentos em MS
CORONAVÍRUS
Com situação precária, Funai usa dinheiro da covid pra comprar alimentos em MS
Adolescente fica ferido em acidente com carro e moto
Interior
Adolescente fica ferido em acidente com carro e moto
Polícia surpreende infrator no momento em que colocava fogo para renovar pastagem
Polícia
Polícia surpreende infrator no momento em que colocava fogo para renovar pastagem