Menu
sábado, 08 de maio de 2021
mais social 05 a09/05/2021
Política

Mandetta começa depoimento contando sobre início da pandemia no Brasil

Ex-ministro falou sobre histórico da doença no país e planejamento do Ministério

04 maio 2021 - 10h16Por Rayani Santa Cruz

O ex-ministro Luiz Henrique Mandetta começou a prestar depoimento durante oitiva da CPI da covid-19 no Senado nesta terça-feira (4). Após atraso e muita discussão entre senadores, Mandetta finalmente conseguiu falar e contou sobre o início da pandemia no Brasil.

Mandetta disse que a frente do Ministério levantou todos os pontos para unir a equipe e realizou planejamento através da ciência e recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde). Citou também sobre a falta de equipamentos ao início da doença e afirmou que o plano de comunicação diária era feito para evitar fake news e ter um plano de defesa. 

“Passamos a fazê-lo ainda no mês de janeiro para construir soluções para a pandemia. Competência de estados e municípios; falta de legislação de quarentena e isolamento. Vim a essa Casa [Senado] e votamos a lei que garantiu a anuência mínima para fazer uma seria de medidas necessárias.”

Ele afirma que a obrigatoriedade de exames,  acompanhamentos, entre outras medidas foram planejados. Além disso, disse que fez pactuações pelo SUS (Sistema Único de Saúde), com o Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde).

Veja ao vivo clicando aqui