Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
TRANSPARÊNCIA GOV MS
Política

Mesmo com eleição do filho, Bolsonaro coloca sistema de apuração em dúvida

Ele voltou a defender o voto impresso, mesmo que enrole a apuração

16 novembro 2020 - 12h05Por Diana Christie

Mesmo eleito diversas vezes pelo atual sistema de apuração e com a vitória de Carlos Bolsonaro para vereador em São Paulo, o presidente Jair Bolsonaro coloca em dúvida as eleições municipais. As informações são do R7.

Em conversa com apoiadores nesta segunda-feira (16), o presidente alegou que o sistema não traz segurança e não há garantias de que o voto dado pelo eleitor vá para o candidato escolhido. Ele também que o Brasil é o único país do mundo a adotar o método.

"Nós temos que ter um sistema de apuração que não deixe dúvidas. Tem que ser confiável e rápido. Não deixar margens para suposições.  [...] Tinha proposta, o Supremo considerou inconstitucional o voto imprenso. Tem proposta de emenda à Constituição na Câmara. Se nós não tivermos uma forma confiável de apurar as eleições, a dúvida vai sempre permanecer", comentou.

"Nós devemos atender à população. Eles querem um sistema de apuração que possa demorar um pouco mais, mas que seja garantido que o voto que essa pessoa deu vá para aquela pessoa de fato", reforçou, em discurso semelhante ao que Donald Trump usou nos Estados Unidos, mesmo tendo sistema eleitoral completamente diferente.