TJMS JANEIRO
Menu
quinta, 20 de janeiro de 2022 Campo Grande/MS
Política

Ministério da Saúde não sabe quantos foram curados da covid-19 com cloroquina

Apesar das restrições, Mandetta destaca que a hidroxicloroquina pode ser receitada pelos médicos

15 abril 2020 - 10h49Por Diana Christie

O Ministério da Saúde não tem informações sobre quantas pessoas foram curadas da covid-19 usando tratamento do antimalárico hidroxicloroquina e do antibiótico azitromicina. As informações são do ministro Luiz Henrique Mandetta para O Antagonista.

Também não há detalhes sobre o tratamento com outras combinações, como a de Tamiflu (oseltamivir, antiviral recomendado pela pasta em protocolo) com a azitromicina. “Não é possível saber isso, nós gostaríamos muito”, respondeu Mandetta.

Como muitas pessoas são curadas em casa com remédios mais simples, como paracetamol por exemplo, é impossível para o Ministério da Saúde monitorar todos os casos.

Apesar das restrições, Mandetta destaca que a hidroxicloroquina pode ser receitada pelos médicos, levando em conta os riscos de efeitos colaterais no paciente.

“Aqueles que vão para hospitais, o que a gente tem é o seguinte: um grupo sendo monitorado exatamente para ver todas as combinações e assim que forem publicando as conclusões, a gente vai sabendo”, afirmou.

Testes clínicos de seis pesquisas em andamento serão divulgadas ainda neste mês.