Justiça Eleitoral de MS suspendeu, nesta quarta-feira (18), a divulgação de uma pesquisa eleitoral, na qual o nome do candidato a vice foi trocado, em Amambai. Neste caso, o eleitor teve acesso a dados errados e pode ter influenciado no resultado do levantamento.
Quem pediu a impugnação da pesquisa foi a ''Coligação Novo Tempo para Amambai'', composta pelos partidos Democracia Cristã e Novo contra o Instituto Ranking Brasil e a Rádio e TV Pantanal.
No detalhe do processo, consta que o candidato a prefeito do Partido Novo, o ''Renato do Novo'' foi apresentado ao público tendo como vice a senhora Katiane Machado. No entanto, Katiane é candidata a vice da chapa adversária, encabeçada por Igor Limosine (PRD). O vice correto de Renato do Novo é o Professor Toco.
O magistrado constatou que no questionário do Instituto Ranking Brasil os nomes de candidato e vice foram trocados.
''Há evidente erro na indicação dos candidatos, o que leva a percepção contraditória por parte do eleitor'', anotou o juiz na decisão. Ele também pontou que, neste momento, não é possível presumir má-fé dos realizadores do levantamento, mas que é necessário suspendê-lo.
''Intimem-se os requeridos para que se abstenham da divulgação da pesquisa ou caso tenha sido divulgada, proceda a imediata remoção do resultado. A liminar deverá ser cumprida no prazo de até 24 (vinte e quatro) horas da notificação'', disse o juiz em outro trecho da decisão.
O espaço está aberto para manifestação dos candidatos, realizadores da pesquisa e da emissora citada.