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Política

Pesquisa Ipespe diz que Lula tem 45% em intenções de voto

Levantamento sobre a eleição presidencial ouviu por telefone 1.000 eleitores

27 maio 2022 - 12h50Por Rayani Santa Cruz

Pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta sexta-feira (27) pela CNN Brasil mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 45% das intenções de voto na corrida presidencial. O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 34%. As eleições estão marcadas para 2 de outubro.

Conforme a CNN, Lula oscilou um ponto para mais em relação à pesquisa anterior do instituto, divulgada em 20 de maio. Bolsonaro também oscilou dois pontos para mais, dentro da margem de erro de 3,2%.

A seguir aparecem o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 8%, e a senadora Simone Tebet (MDB), com 3%. O deputado federal André Janones (Avante) e o ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) têm 2%. O tucano anunciou na segunda-feira (23) sua desistência da disputa.

Pablo Marçal (Pros), Felipe d’Avila (Novo), Vera Lúcia (PSTU), Eymael (DC), Luciano Bivar (União Brasil) e Sofia Manzano (PCB) não pontuaram embora tenham sido citados, não chegaram a 1%. Leonardo Péricles (UP) consta do questionário, mas não foi citado por nenhum respondente.

Brancos, nulos ou que não votariam em nenhum dos candidatos somam 3%. Indecisos representam 2% dos entrevistados.

Confira os números abaixo.

Primeiro turno
Intenção de voto estimulada para presidente:

Lula – 45%
Bolsonaro – 34%
Ciro Gomes – 8%
Tebet – 3%
Doria – 2%
Janones – 2%
Pablo Marçal – 0%
Felipe d’Avila – 0%
Vera – 0%
Eymael – 0%
Luciano Bivar – 0%
Sofia Manzano – 0%
Branco/Nulo – 3%
Indecisos – 2%
Segundo turno
Intenção de voto estimulada para presidente:

Cenário 1
Lula – 53%
Bolsonaro – 35%
Branco/Nulo/Não votaria/Indecisos – 12%

A pesquisa

Foram ouvidas 1.000 pessoas por telefone entre 23 e 25 de maio. A pesquisa, encomendada pela XP Investimentos, foi registrada na Justiça Eleitoral com o número BR-07856/2022. A margem de erro máximo estimada é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%. Ou seja, se 100 pesquisas fossem realizadas, ao menos 95 apresentariam os mesmos resultados dentro desta margem.

Os percentuais que não totalizam 100% são decorrentes de arredondamento ou de múltiplas alternativas de resposta.