Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
TRANSPARÊNCIA GOV MS
Política

PF dispara nova fase da Lama Asfáltica e corre pra prender quatro

100 policiais federais estão na rua neste exato momento

27 novembro 2018 - 06h47Por Vinícius Squinelo

Após meses parada com a prisão de André Puccinelli, a Lama Asfáltica novamente despertou no mundo político de Mato Grosso do Sul. A Polícia Federal realiza, neste momento, a nova fase da operação, a sexta, batizada de Computadores de Lama, e corre para prender quatro pessoas no Estado.

A operação conta com apoio da Controladoria Geral da União e a Receita Federal. As investigações foram baseadas, em especial, nas remessas clandestinas de valores para o exterior, realizadas por proprietários de empresas de informática investigadas nas fases anteriores da Lama Asfáltica.

A deflagração da Operação Computadores de Lama decorreu da análise dos materiais apreendidos nas fases anteriores, com fiscalizações, exames periciais e diligências investigativas. As investigações também têm como objetivo apurar desvios de recursos públicos por meio do direcionamento de licitações públicas em contratações de serviços de informática, aquisição fictícia ou ilícita de produtos, simulação de contratos para o repasse de recursos ilícitos e utilização de “laranjas” para ocultação patrimonial.

Os prejuízos causados ao erário, somando-se todas as seis fases da Lama, consideradas as fraudes, valores concedidos irregularmente como benefícios fiscais e as propinas pagas a integrantes da Organização Criminosa passam dos R$ 432 milhões.

Estão sendo cumpridos 4 Mandados de Prisão Preventiva, 25 Mandados de Busca e Apreensão, além do sequestro de valores nas contas bancárias de pessoas físicas e empresas investigadas. As medidas estão sendo cumpridas em Campo Grande, Jaraguari, Dourados e Paranhos, com a participação de mais de 100 Policiais Federais, 17 servidores da CGU e 33 servidores da Receita Federal.