A+ A-

sábado, 20 de abril de 2024

sábado, 20 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Política

01/08/2018 14:44

A+ A-

PGR não dá mole e Dodge pede para STF manter Puccinelli na prisão

Segundo a procuradora, foi identificada movimentação do ex-governador, do filho e do amigo com o propósito de ocultar provas

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, enviou, nesta quarta-feira (1º), manifestação contrária ao pedido de liberdade do ex-governador André Puccinelli (MDB), do seu filho, André Puccinelli Júnior, e do advogado João Paulo Calves.

Os três são investigados no âmbito da operação Lama Asfáltica, que apura desvios de recursos públicos destinados ao pagamento de obras estaduais e foram presos em 20 de julho. Pedido semelhante foi negado pelo TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) e pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça), que já se manifestaram em relação à legalidade das ordens de prisão.

Raquel Dodge destaca que decidiu agir preventivamente, em razão da gravidade do caso, “que não comporta flexibilização do entendimento sumulado pela Corte em seu enunciado 691”. Por essa súmula, o STF entende que não pode ser conhecido habeas corpus contra decisão de relator que indeferiu liminar.

A procuradora sustenta ainda que as prisões preventivas tiveram fundamentos concretos que, inclusive, foram ressaltadas nas decisões que negaram a suspensão das ordens. Foram considerados fatos como a descoberta de que, mesmo quando estavam sujeitos a cautelares diversas da prisão, os investigados praticaram crimes, com destaque para a lavagem de dinheiro.

Também foi identificada movimentação dos envolvidos com o propósito de ocultar provas, sendo Raquel. “Em suma: cessação da continuidade delitiva, insuficiência de prévias cautelares pessoais e necessidade de assegurar a instrução criminal são os três fundamentos apresentados, do exame aprofundado das provas feito pelo juiz de primeiro grau”, enfatiza o MPF (Ministério Público Federal).

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024