Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
MULHER GOV MS
Política

Professor Rinaldo Presta contas à população de sua atuação parlamentar

Uma das áreas de atuação assídua do deputado é a educação; veja projetos

22 fevereiro 2019 - 12h19Por Redação

Muitos são os anseios da nossa população. Com o aumento natural da densidade demográfica nos grandes centros, as necessidades da população por serviços públicos como saúde, segurança e educação se tornam cada vez mais evidentes. “Ao direcionar nossa atenção para o âmbito estadual a situação requer ainda mais dedicação do poder público”, comenta o deputado estadual Professor Rinaldo. “Nosso Estado é amplo, e baseamos nossa atuação parlamentar em critérios que atendam as necessidades da população de diversas formas, seja onde for”.

Uma das áreas de atuação assídua do deputado é a educação. Na Rede Estadual de Ensino implantou a Política de Prevenção à Violência Contra os Professores e Educadores (Lei 3.437/2007), criou o Estatuto do Estudante garantindo seu direito à educação de qualidade (Lei 3.646/2009). Por meio de emendas parlamentares, está implantando o ensino de Robótica em diversas escolas do Mato Grosso do Sul. Projeto pedagógico que desperta interesse dos alunos e reduz evasão escolar. “Este projeto é a menina dos nossos olhos porque, mais do que ligar peças que se movimentam, ele desperta muito a capacidade de raciocínio do aluno em outras matérias”, explica o parlamentar.

Professor Rinaldo com alunos e profissionais da educação que já participam do projeto de robótica.

                Na saúde, Rinaldo também imprime sua marca. Instituiu a  Semana de Prevenção ao Câncer de Próstata (Lei 3.548/2008), a Lei de Combate a Automedicação (Lei 4.435), divulga as consequências do uso de medicamentos sem receitas e destinou recursos para aquisição de ambulâncias em 18 municípios, e veículos de transportes em mais 28. Para Professor Rinaldo, “Não tem como o cidadão pensar em qualquer outra coisa se não tiver saúde, e neste sentido buscamos atender ao máximo os municípios do interior do nosso Estado”.

Entrega de emenda parlamentar (veículo de resgate) para o Corpo de Bombeiros no município de Chapadão do Sul

                Para proteger a população feminina Rinaldo institui a campanha Agosto Lilás e Criou a Lei Maria da Penha vai à Escola (Lei 4.969/2016), para prevenir e conscientizar alunos e professores sobre a violência doméstica e familiar. Encaminhou recursos para a Implantação da primeira Sala Lilás do Estado, no Instituto de Medicina e Odontologia Legal (IMOL MS), que atende mulheres vítimas de violência. Além de Implantar a divulgação do serviço de disque denúncia nacional de violência contra a mulher, o disque 180.

Professor Rinaldo em reunião na governadoria sobre a Lei Maria da Penha Vai à Escola

“Também instituímos o dia 25 de novembro como o Dia Estadual de Mobilização pelo Fim da Violência Contra a Mulher e inserimos no calendário de eventos do Estado a campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra Mulheres”. Na opinião do deputado, “não tem como ficar parado vendo nos noticiários os absurdos cometidos todos os dias, por isso que vamos buscar cada dia mais fortalecer nossas ações”.

Uma das bandeiras mais defendidas pelo parlamentar é a família. Segundo ele “a principal base de uma sociedade mais humana é a preservação do ambiente familiar. Uma criança aprende os primeiros valores de cidadania dentro de casa. Por isso investimos muito no incentivo a cultura, na inclusão social e o Projeto Tocando Em Frente é importantíssimo nesta área. Tudo sempre com a participação da família na formação dos jovens”.


Professor Rinaldo em meio aos estudantes na 4ª Marcha Pela Vida na Avenida Afonso Pena, e em visita à Escola Maestro Heitor Villa Lobos, no Bairro Parati.

Professor Rinaldo é criador da semana de combate ao aborto e a semana de combate a pedofilia, que têm como objetivo principal proteger a vida e a saúde emocional dos futuros cidadãos, que vão formar novas famílias com novas condutas éticas e morais. “Nosso trabalho prossegue incansável, lutando por cada família sul-mato-grossense, e estamos sempre à disposição para proteger os valores que acreditamos”, completa Professor Rinaldo.