Projeto ''Escola Segura'', executado pela Guarda Civil Metropolitana, já atendeu 52 mil alunos do 6º ao 9º ano, da Rede Municipal de Ensino, em Campo Grande. A ação, que envolve palestras sobre prevenção ao uso de drogas, educação no trânsito, entre outros temas, continua em 2023.
Conforme a divulgação, nesta semana, o programa visitou as escolas Plínio Barbosa, Arlindo Lima e Eulalia Neto Lessa. Temas como violência doméstica e meio ambiente também são explorados nas palestras.
Ainda segundo a Semed, o tema escolhido procura alcançar a cultura de paz entre os alunos e inibir infrações análogas à apologia ao crime.
''Os problemas gerados pelo bullying nas escolas são muito graves, principalmente por envolver crianças e adolescentes que ainda estão em período de formação da personalidade. É preciso sempre estar atento ao tema, pois o bullying torna o ambiente escolar hostil e prejudica o aprendizado dos alunos. Nosso trabalho é orientar e combater esse cenário”, disse a GCM Nelis, uma das ministrantes da palestra.
Bullying
O aluno do 8º ano da Escola Arlindo Lima, Max Matos, de 14 anos, classificou a ação como importante, por acreditar que muitos alunos passam ou já passaram por essa situação.
''Eu mesmo já fui vítima de gordofobia e sei o quanto isso é ruim. Então é muito bom ter o apoio e orientação de profissionais, trazendo esse assunto tão importante para reflexão de todos''.
Antonella Yule, 14 anos, estuda no 9º ano da mesma escola que Max e também relatou ter sofrido com bullying.
''Meus dentes não são certos, então isso já era motivo de piadas onde estudava. Me apelidaram de boca torta e toda vez que chamavam desse, a escola inteira ria de mim, era uma situação de terror. E a coisa piorou quando uma vez minha avó foi me buscar na escola e me chamou do apelido que ela costumava me usar, que era Tonton. Fui perseguida por muito tempo e isso me gerou muitos traumas'', relembrou a jovem.
Escola Segura
O projeto Escola Segura está em atuação desde 2009 e já atendeu mais de 52 mil alunos de toda as escolas da Reme. A programação deste ano alcança 99 escolas de Ensino Fundamental e 106 Emeis, totalizando 205 instituições municipais de ensino.







