(67) 99826-0686
Prestação de contas 17/04 a 26/04/2019

Propaganda eleitoral gratuita termina hoje no rádio e TV

Os candidatos que concorrem ao cargo de prefeito e vereador tiveram inserções de 30 a 60 minutos

29 SET 2016
Dany Nascimento
16h53min
Foto: Geovanni Gomes/André de Abreu

A última propaganda eleitoral gratuita no rádio e TV das eleições de 2016 para candidatos que concorrem a prefeito e vereador será exibida hoje (29), com argumentos finais dos candidatos, que tentam angariar votos para a eleição realizada no próximo domingo (2).

As propagandas começaram a ser exibidas em todo o país no dia 26 de agosto e, devido à minirreforma eleitoral, que foi aprovada no ano passado, foi concedido um período eleitoral mais curto se comparado aos últimos anos de eleição, levando em consideração que a campanha passou de 45 para 35 dias.

Além disso, os candidatos tiveram direito a inserções de 30 a 60 segundos, excluindo propaganda em bloco para os candidatos ao cargo de vereador. Ficou expressamente proibida a veiculação de propaganda paga no rádio ou na TV e fora do horário gratuito, e ainda, utilizar propaganda no horário permitido para promover marca ou produto.

Os candidatos que atacaram seus concorrentes com declarações consideradas inverídicas tiveram tempo de propaganda suspenso, ficando no ar uma tela preta com uma frase alegando que o candidato teria perdido o tempo concedido.

As propagandas foram realizadas em dois blocos de 10 minutos cada um, de 7h às 7h10 e de 12h às 12h10 nas emissoras de rádio, e de 13h às 13h10 e 20h30 às 20h40 na TV, considerando o horário de Brasília, com inserções veiculadas em tempos de 30 e 60 segundos para prefeito e vereador, todos os dias da semana, com um total de 70 minutos diários, distribuídos ao longo da programação, das 5h à 0h.

O tempo de propaganda gratuita foi dividido e ficou estipulado 60% para prefeito e 40% para vereador.  O cálculo do tempo a que cada candidato recebeu foi definido por  juiz eleitoral de cada município, que, em conjunto com os partidos e representantes das emissoras de rádio e de televisão, elaboraram um plano de mídia para garantir a participação de todos nos horários de maior e menor audiência.

Veja também