Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
GOVERNO MARÇO 2024
Política

Renan estaria "furioso" com operação da PF no Senado, diz jornal

Presidente do Senado e aliados preparam contraofensiva

22 outubro 2016 - 21h07Por Thiago de Souza

Aliados do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), decidiram fazer uma ofensiva contra o Judiciário após a deflagração da Operação Métis, nesta sexta-feira, dia 21 de outubro, que prendeu policiais legislativos dentro do Congresso Nacional.

Segundo senadores próximos ao peemedebista, a ação da Polícia Federal foi um "desrespeito" ao Senado e exige uma resposta "forte e efetiva" dos parlamentares.

Congressistas relataram ao jornal Folha de S. Paulo que Renan estava "furioso" com o que chamou de "excessos" da operação e ponderaram que "nem mesmo a ditadura invadiu o Congresso". Para os senadores, é "complicado" um juiz de primeira instância autorizar a entrada de policiais na Casa.

Projeto

A avaliação de parlamentares da base do governo do presidente Michel Temer (PMDB) é que a ação abrirá espaço para aprovar o projeto que estabelece punições para autoridades que cometerem abusos.

O texto, no Congresso desde 2009, é alvo de críticas de integrantes da força-tarefa da Lava Jato e representantes do Judiciário e do Ministério Público, que afirmam que a medida serve para cercear as investigações de operações que atingem políticos.

A proposta foi desengavetada em junho deste ano por Renan, com relatoria do senador Romero Jucá (PMDB-RR) – ambos investigados pela Operação Lava Jato –, e prevê punições a policiais, procuradores e juízes.