Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
TRANSPARÊNCIA GOV MS
Política

Senado promove audiência com Aneel para discutir aumento da conta de luz

Percentual de aumento concedido à Energisa, de 12,48%, é superior à inflação

06 maio 2019 - 08h46Por Da redação/Assessoria

Trinta dias após reunião com a Aneel (Agência Nacional de aenergia Elétrica) sobre o reajuste na conta de luz em Mato Grosso do Sul, o senador Nelsinho Trad (PSD/MS) ocupou novamente a tribuna do Plenário para cobrar a Agência sobre a autorização dada à Energisa para o aumento de 12,48%, considerado abusivo.

“Esse percentual é superior à inflação no País, sendo que o salário mínimo não vai subir um terço”, comparou o senador. Audiência pública com a diretoria da Aneel está prevista para ser realizada na Comissão de Infraestrutura do Senado ainda neste mês, dia 21 de maio.

Para Nelsinho Trad, em respeito à população sul-mato-grossense, diretoria da Aneel, que inclusive recebeu os senadores de Mato Grosso do Sul para explicar, sem sucesso, o porquê do índice de aumento, precisa rever e esclarecer essa equação matemática. “A estimativa de inflação para 2019 subiu de 3,90% para 4,06, enquanto que a conta de luz no ano passado teve aumento de 10,35% e neste foi para 12,48%”, questionou.

A concessionária no Estado, Energisa, tem um milhão e quarenta mil clientes em Mato Grosso do Sul. Do total, só 129 mil consumidores estão na tarifa social (programa com até 65% de desconto na conta). “Então, entendo que esse percentual de aumento afeta diretamente a economia do Estado. É preciso manter o equilíbrio para ajudar o País a sair da tão falada crise econômica”, afirmou o senador.

Para o parlamentar, há motivos econômicos suficientes de alerta para alterar esse reajuste. “Quando se aumenta a energia, o cidadão mais simples sente forte, o empresário que precisa produzir também sente o que ele faz? Joga a conta para o preço do produto ou manda gente embora. Esse círculo que não é virtuoso deixa uma preocupação. Faz acender uma luz amarela”, enfatizou o senador.

Conta mais cara do País 

O senador destacou, em seu pronunciamento, que Mato Grosso do Sul terá um dos maiores reajustes de conta de luz em comparação com os outros Estados. “De acordo com notícias publicas, Aneel propõe reajuste médio de 6,32% para as tarifas de energia de São Paulo e região metropolitana. Já no nosso Mato Grosso do Sul, é 12,48%, e no estado vizinho, Mato Grosso, o reajuste será de 11,29% na tarifa de energia elétrica.”

Diante do comparativo, o senador pede a mesma atenção a Mato Grosso do Sul que foi concedida ao Ceará. “O reajuste na conta de energia no Ceará deverá ser menor do que inicialmente previsto pela Aneel. Em janeiro, a agência propôs um reajuste médio de 11,62% nas tarifas da Enel Ceará. Mas, após conclusão de um acordo entre a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e um grupo de bancos, a agência estima que o aumento fique em torno de 8,65% no Estado. Se lá no Ceará, houve essa revisão, nós de Mato Grosso do Sul desejamos ter a mesma revisão”, completou o senador Nelsinho Trad.