A+ A-

quinta, 25 de abril de 2024

Busca

quinta, 25 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Política

07/10/2018 15:07

A+ A-

TRE alerta que é falsa notícia envolvendo o não registro de votos para presidente em MS

Tempo de processamento do voto difere de acordo com o modelo da urna eletrônica, esclarece tribunal

O Tribunal Regional Eleitoral em Mato Grosso do Sul fez um alerta, na tarde deste domingo (7), sobre falsas notícias espalhadas em redes sociais e aplicativos de bate-papo dando conta que algumas urnas eletrônicas no estado não estariam computando voto para presidente da República. A Justiça Eleitoral reforça a confiança no sistema de votação por urna eletrônica  e que todo o processo é auditável.

Conforme nota oficial, o tribunal diz que as urnas eletrônicas que captam o voto dos eleitores no estado são de diferentes modelos, já utilizadas em eleições nos anos de 2006, 2008, 2009, 2010, 2013 e 2015. Por isso, segundo o TRE, a velocidade no processamento dos votos difere de acordo com o modelo da urna.

''Frise-se, cada modelo tem processamento distinto e é importante que o eleitor entenda como se dá o encerramento da votação e tenha segurança de que todos os seus votos são devidamente registrados pela urna eletrônica'', diz a nota.

A Justiça Eleitoral do estado ressalta que o sistema é auditável e que qualquer ocorrência de fraude será detectável. A nota termina dizendo que ''mais que combater as notícias falsas, é reforçar a confiabilidade no sistema das urnas e despertar a atenção crítica dos eleitores''.

 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024