A+ A-

sexta, 26 de abril de 2024

Busca

sexta, 26 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Repórter Top

31/07/2016 15:31

A+ A-

Na cadeira de rodas, o caminho até o posto de saúde vira 'missão impossível'

A dependência do serviço público de saúde já é um desafio para boa parcela da população de Campo Grande e, somada a outros fatores, torna-se quase impossível receber atendimento. Na UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Nova Bahia, na região norte da Capital, até mesmo o acesso pelas ruas e calçadas é dificultado pela falta de estrutura, como denunciou uma moradora através do Repórter Top.

A campo-grandense Maria Lucia Jordão, 49, conta que frequentemente precisa levar o irmão cadeirante, Luiz Marui Jordão, 59 anos, para ser consultado no posto de saúde na Avenida Nosso Senhor do Bonfim, já que é o mais próximo de sua residência, no Jardim Monte Videl. Luiz precisa se deslocar até o local para receber cuidados com a sonda hospitalar. Contudo, todos os dias a história é a mesma: uma luta contra os obstáculos como calçadas quebradas, falta de rampas e asfalto inexistente.

Como não há nenhum sinal de acessibilidade, o caminho muitas vezes é feito pela rua mesmo, sob o risco de serem atingidos por algum veículo. “Como temos que sair pra rua, empurro a cadeira mais rápido pra evitar um acidente, com medo do perigo de sermos atropelados. Mas é uma calamidade, faz muito tempo que é assim e o problema não é só pra quem anda em cadeira de rodas”, reclama Maria.

Foto: Repórter Top

 

A irmã de Luiz também conta que faz parte do conselho de saúde do posto e que por diversas vezes já pediu melhorias nessa questão, mas nunca foi ouvida. “Nenhum cadeirante que eu conheço consegue entrar sozinho ali. Eu tento encontrar os vereadores pra mostrar como é, nem na entrada ali, na porta dá pra passar direito”, conta.

Além disso, a moradora aponta que no entorno do local há falta de poda das plantas, que crescem sem controle, podendo servir como foco de mosquitos da dengue e de proliferação de outras doenças. A falta de medicamentos também é uma realidade, como denuncia, situação que não é exclusiva do posto do Nova Bahia.

Foto: Geovanni Gomes/Arquivo TopMídiaNews 

Promessa

A denúncia chegou aos ouvidos do vereador Carlão (PSB), que prometeu à Maria uma solução rápida. “Ela me mostrou essas fotos já faz tempo, realmente ai tá difícil e não tem calçada. Já encaminhei o pedido à pasta responsável e nas últimas sessões da Câmara, cobrei os outros vereadores”, afirmou o parlamentar. 

Repórter Top


Você também pode enviar flagrantes, acidentes, denúncias, fotos e demais informações que podem virar notícia no nosso site, através Repórter Top. Basta enviar mensagem pelo aplicativo Whatsapp para o número: (67) 9 9826-0686.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024