A+ A-

domingo, 28 de abril de 2024

Busca

domingo, 28 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Repórter Top

18/06/2017 09:30

A+ A-

Repórter Top: na 'cara de pau' caminhão despeja entulhos em frente a casa de comerciante

Despejo é crime e Prefeitura orienta denúncia com fotos e vídeos

Sem a menor “cerimônia” um caminhão caçamba despejou uma carga de entulho em frente a casa da comerciante Joseane Bierman no bairro Riviera Park, região da saída para Sidrolândia. Segundo a moradora, a cara de pau foi tamanha que quando ela saiu para filmar a ação, o motorista saiu com a caçamba erguida para que não pudesse ver a placa. 

“Mas corremos atrás, porque estamos cansados com tanta falta de respeito. Foi um caminhão caçamba branco placas final 6420 e que já tinha largado vários ‘montinhos’ aqui e agora deixou uma carga”, reclama.
Segundo a moradora, até os pequenos entulhos são utilizados para tapar os buracos e poças. “Com as chuvas fica impossível transitar, daí, tínhamos até usado o entulho limpo de construção para tapar essas poças, que inclusive, transbordam de mosquitos”. 

A moradora reclama que ela e o marido tiveram que pagar R$ 400 para colocar aterro na região que fica intransitável devido as chuvas. “A patrola viria pra espalhar na rua, porque os buracos são fundos, cobrem a roda do carro. Eles deixam todo esse entulho que inclusive tem muito ferro pontiagudo várias colunas e mesas de concreto”, enumera. 

“Eu moro no Riviera Park e como a Vila Fernanda é asfaltada, foi feita uma elevação para impedir a água com terra de passar, agora, quando chove a gente não tem como sair de casa porque o carro não passa, fica atolado”, diz sobre o ‘investimento’ em aterro. 

Crime

Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Campo Grande, a pessoa que for flagrada realizando o descarte de resíduos em local irregular responderá por crime ambiental. 

“Conforme a Lei n. 12.305 de 02/08/2012 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, todo gerador de resíduo é responsável pela sua correta destinação e descarte do mesmo, previsto também no Plano Municipal de Gestão dos Resíduos Sólidos”, explicaram em nota enviada a reportagem. 

De acordo com a lei, há o fator ‘gerador-pagador’ e no caso do gerador de resíduos, o mesmo deverá escolher uma determinada empresa para que seja realizado o transporte do resíduo para o local correto de descarte (aterro de entulhos).

A informação é que, quem for flagrado despejando entulhos em local irregular está cometendo crime ambiental infração penal, devendo o mesmo ser denunciado junto à Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e Proteção ao Turista (Decat) pelo telefone 3325-2567. 

Na Prefeitura,  as denúncias podem ser realizadas pelo telefone 156. “É importante a identificação da pessoa ou empresa que esteja fazendo esse descarte irregular (com informações da placa do carro, por exemplo, fotos)”, orientam. 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024