A+ A-

segunda, 29 de abril de 2024

Busca

segunda, 29 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Repórter Top

18/07/2017 19:00

A+ A-

Repórter Top: Mesmo no frio, pacientes ficam ao relento à espera de consulta em UBS

Triagem é realizada por ordem de chegada; Sesau promete estudar nova logística

Pacientes que necessitam de consultas no horário da tarde na UBS da Mata do Jacinto entraram em contato com a reportagem para reclamar que não há condições para esperar o atendimento, que se inicia as 13h. Durante o tempo de espera, segundo a reclamação, eles ficam “no tempo”.

“Seja chuva ou seja sol. Daí falam que só abre às 13h, nós sabemos, mas a triagem é por ordem de chegada e, se demora, perde a vaga. Ainda assim não temos um lugar digno para esperar”, contou a leitora que pediu para não ser identificada.

Segundo ela, muitas crianças e idosos utilizam os serviços da unidade. “Falam do horário, mas poderiam fazer uma cobertura ou um sistema de horário marcado”, sugere.

Prefeitura estuda reorganizar logística de atendimento

Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, o horário de funcionamento das unidades básicas de saúde (UBS) e unidades básicas de saúde da família (UBSF) é de 07h às 11h e de 13h às 17h. No intervalo entre estes dois horários tais unidades permanecem fechadas, sem exceção.

“Nesta unidade, ao fazerem o agendamento da consulta, os pacientes são informados que o atendimento se dará por ordem de chegada e dentro do horário compreendido. Como a unidade fica fechada por este período de 2 horas, muitos pacientes acabam se antecipando para tentar serem atendidos primeiro e aguardam em frente à unidade. Idosos, pessoas com deficiência e gestantes têm prioridade no atendimento”, informaram via assessoria.

No entanto, diante do problema, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) se comprometeu a estudar uma forma de reorganizar a logística de atendimento nesta unidade, através de consultas agendadas por horário ou até mesmo por senha, entre outras alternativas em estudo.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024