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Açúcar pode estar escondido em alimentos 'saudáveis'

Atenção

23 DEZ 2013
Redação
09h21min
Foto: Reprodução

O consumo diário de açúcar, tanto para indivíduos saudáveis quanto para diabéticos, deve constituir, no máximo, 10% das calorias totais ingeridas. Considerando esse fator, em uma dieta de 2.000 calorias por dia, a quantidade de sacarose não deve ultrapassar 50 gramas.

Entretanto, reduzir a ingestão do carboidrato não é uma tarefa fácil. Os produtos industrializados possuem grandes quantidades de açúcares, que muitas vezes não são contabilizadas pelos consumidores. De acordo com o Centro de Controle de Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, 13% das calorias ingeridas por um americano adulto vêm do açúcar adicionado.

Além dos doces, certos alimentos salgados também podem conter o ingrediente. Até mesmo produtos considerados saudáveis ‘escondem’ valores prejudiciais à saúde. Sucos naturais,barras de cereal, iogurtes, granolas e gelatinas, que à primeira vista parecem inofensivos, podem se tornar grandes vilões da alimentação.

Para evitar a ingestão exagerada de açúcar, os consumidores devem estar atentos às informações nutricionais dos produtos industrializados. O ideal é evitar aqueles que possuam grande quantidade do ingrediente.

Dar preferência aos alimentos naturais também pode ajudar na redução do consumo de sacarose. No entanto, as frutas contêm um tipo de açúcar chamado frutose, e a indicação de ingestão é de três a quatro porções por dia.

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