Parece notícia repetida, mas diversos pacientes da Santa Casa vivem o mesmo drama: consultas remarcadas ou canceladas devido a uma suposta greve da Unidade do Trauma, uma das mais lotadas do hospital. A jovem Bruna Giovana Cardoso de Moraes, de 18 anos, é uma das ‘vítimas’ da consulta desmarcada, e agora aguarda retorno para a retirada de pinos da mão.
Bruna sofreu um acidente de motocicleta no dia 24 de julho, na região do autódromo da Capital. Ela passou por cirurgia na Santa Casa, onde precisou aguardar oito dias internada até conseguir vaga para realizar o procedimento para colocação de dois pinos na mão.
Após a alta, Bruna deveria retornar para acompanhamento, retirada dos pinos e pontos, mas teve a consulta cancelada e, até o momento, sem previsão de novo agendamento.
“Ela tinha o retorno marcado, mas foi cancelado. Na UBS (Unidade Básica de Saúde) não querem remover os pontos por conta dos pinos. Estou em desespero, sem saber o que fazer e a quem recorrer”, desabafou a mãe da jovem, Matilde Cardoso, de 39 anos.
A família procurou atendimento no CEM (Centro de Especialidades Médicas) onde também recebeu negativa. “Eu e minha filha estamos nessa peregrinação. No CEM não quiseram fazer [a retirada de pontos], nem no posto. Estamos a mercê”.
Segundo ela, a filha, que trabalha como auxiliar de marcenaria com o pai e estuda à noite, tem sofrido muito com dores e incertezas. “Afeta muito ver ela sofrer sem previsão de quando vai retirar os pinos e os pontos. Queremos apenas que ela volte a ter uma vida normal, como qualquer garota da idade dela”, reforçou.
Em resposta encaminhada pelo Ambulatório do Trauma da Santa Casa de Campo Grande, a família foi informada de que as consultas na especialidade de ortopedia foram suspensas por tempo indeterminado devido à paralisação dos serviços médicos. “A Santa Casa está trabalhando para regularizar as necessidades e retomar os atendimentos com total segurança para os pacientes”, diz o comunicado.
Confira a mensagem encaminhada a família na íntegra:
“Boa tarde, Bruna. Somos do Ambulatório a Unidade do Trauma da Santa Casa de Campo Grande/MS. O motivo do nosso contato é para informar que: AS CONSULTAS NA ESPECIALIDADE DA ORTOPEDIA FORAM SUSPENSAS, por tempo indeterminado. Motivo: Paralisação dos Serviços Médicos. A Santa Casa está trabalhando para regularizar as necessidades e retomar os atendimentos com total segurança para os pacientes”.
A reportagem entrou em contato com a Santa Casa, mas até o fechamento desta matéria não houve retorno. O espaço segue aberto para manifestações do hospital.









