FIEMS JUNHO

quarta, 19 de junho de 2024

Busca

quarta, 19 de junho de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Saúde

há 1 semana

Crianças e idosos são mais sensíveis com fumaça de queimada no Pantanal

A sensação de insuficiência respiratória é a mesma durante o dia e a noite, devido a densa fumaça das queimadas

 

Nem bem o período de estiagem começou e junho já tem sido uma prova de resistência à saúde. A sensação de insuficiência respiratória é a mesma durante o dia e a noite, devido a densa fumaça das queimadas urbanas e no Pantanal. 

"Nesta semana tenho sofrido bastante, pois sinto meu nariz arder, meus olhos ficam vermelhos e também ardem, é uma situação que não há muito o que fazer. Olho para o céu e só vejo fumaça; a fuligem cai e suja tudo”, disse Maria Lucia, de 33 anos, moradora na parte alta de Corumbá.

Crianças e idosos geralmente são os mais afetados. "Minha mãe já tem 78 anos e sofre muito com esse tempo. Tenho que redobrar os cuidados com ela e com os netos pequenos", frisou a dona de casa, Jaqueline Silva, de 57 anos, ao Diário Corumbaense.

Dentre os problemas que ocorrem durante o tempo seco e também por causa da grande quantidade de fumaça, estão: complicações alérgicas, sangramento pelas narinas, ressecamento da pele, irritação dos olhos, sensação de garganta seca, cansaço precoce e excessivo para uma intensidade de exercício normalmente bem tolerada em condições climáticas favoráveis. 

Por isso, é importante seguir cuidados e recomendações de especialistas, como: evitar fazer atividades físicas das 10h às 16h; procure se hidratar adequadamente. Os especialistas recomendam cerca de 300 a 500 mililitros (ml) de água 30 minutos antes da atividade e 200 a 250 mililitros (ml) a cada 20 minutos.

Já as dicas para umidificar o ar são: uma bacia de água ao lado da cama; toalha molhada na cabeceira; aparelho umidificador; ventilador de teto ligado no modo exaustor; mantenha o quarto limpo e arejado; vapor do chuveiro para umidificar o ar; plantas em outros cômodos da casa.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
AMIGOS DA CIDADE MORENA ABRIL NOVEMBRO