A+ A-

quinta, 18 de abril de 2024

quinta, 18 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Saúde

16/08/2019 09:37

A+ A-

Defensoria consegue transferência de pacientes internados no Hospital da Vida em Dourados

A situação caótica se instalou devido a uma dívida milionária da unidade de saúde

A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul conseguiu administrativamente a transferência de 8 dos 17 pacientes que estavam internados no setor de nefrologia, do Hospital da Vida, em Dourados, e não recebiam os devidos cuidados. Os casos foram considerados urgentes e de média e alta complexidade.

A medida foi tomada após a defensora pública Mariza Fátima Gonçalves, representantes do Ministério Público Estadual, Defensoria Pública da União, OAB/MS e vereadores do município constatarem o estado caótico a qual se encontrava a unidade de saúde, em uma visita realizada em 8 de agosto.

Segundo a defensora pública, nessa vistoria, os pacientes estavam há mais de um dia sem ingerir água ou alimentos, aguardando diagnóstico e sem nenhuma informação da equipe atuante no hospital. Além disso, também foram encontrados pacientes que relataram dores há pelo menos 3h e sem medicamentos.

A situação caótica, conforme a defensora, se instalou devido a uma dívida milionária da unidade de saúde, o que acarretou no não pagamento de fornecedores. Serviços essenciais, como exames em área verde, amarela e vermelha, estão sendo suspensos. Também faltam médicos, insumos básicos e ainda existem atrasos de pagamento e escalonamento de salário de profissionais, o que provoca péssimas condições do serviço oferecido à população.

“A Defensoria Pública trabalha diuturnamente para garantir os direitos individuais e coletivos desses assistidos. Além das transferências, realizamos outros sete atendimentos de pacientes que estavam em situações precárias ou mal assistidos no hospital. Eles receberam orientações jurídicas e foram aconselhados a irem até a sede da Defensoria para outras providências”, revelou a defensora Mariza, que atua em auxílio à coordenadora da 4ª Regional de Dourados, defensora pública Inês Batisti Dantas Vieira.

A defensora relata que um dos assistidos foi levado ao hospital às 17h30 do dia da visita, pelo Corpo de Bombeiros, com fratura na coluna e trauma no abdômen, mas que até ás 21h ainda não havia recebido medicamentos ou tratamento.

Reunião

Na segunda-feira (12), a defensora pública, Mariza Fátima Gonçalves, participou de reunião com integrantes do Judiciário, OAB, vereadores e representantes da Secretaria de Saúde do Estado e de Dourados, na OAB/MS, 4ª Subseção Dourados/Itaporã.

No encontro, a pauta discutida foi quais medidas a Secretaria de Saúde do Município já tomou para amenizar a situação caótica da Saúde Pública de Dourados, especificamente no Hospital da Vida, após as denúncias de várias irregularidades e intervenção do Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde de Dourados).

Após ampla discussão, foi deliberado que serão averiguadas a revisão das pactuações entre Hospital da Vida, Hospital Universitário, Hospital Evangélico e Hospital Cassems. Também foi dado o prazo de até o fim deste mês para que a situação seja resolvida antes que medidas judiciais sejam tomadas, como por exemplo, a intervenção do Estado no município. Foi pedido, ainda, mais clareza e rapidez na prestação de contas, por meio do portal da transferência.

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias