TCE Novembro
TJMS DEZEMBRO
Menu
sábado, 04 de dezembro de 2021 Campo Grande/MS
pmcg revia negocios
Saúde

Espaço dedicado à saúde da mulher é inaugurado em Campo Grande

Casa Rosa vai atender pelo SUS, especialmente na prevenção ao câncer de mama

29 outubro 2021 - 14h03Por Diana Christie

No mês da campanha de prevenção ao câncer de mama, Campo Grande ganhou um espaço dedicado à saúde da mulher na Maternidade Cândido Mariano. Inaugurada nesta sexta-feira (29),  Casa Rosa vai oferecer consultas gratuitas e integradas, para que as pacientes possam fazer todos os exames necessários em um lugar só.

A proposta foi viabilizada através de parceria do deputado federal Dagoberto Nogueira (PDT) e do vereador Dr. Victor Rocha. O projeto começa a funcionar em 11 de novembro, com o agendamento de 40 consultas.

“Acredito na prevenção como caminho para uma vida mais saudável e poder fazer esta parceria, ver este espaço nascendo e saber que vai atender mulheres que precisam é muito gratificante. A Casa Rosa com certeza é um marco do nosso mandato”, destacou Dagoberto. 

No espaço, cedido pela Maternidade Cândido Mariano, haverá cinco consultórios, mamografia e ultrassonografia. “Na Casa Rosa será possível passar pela consulta com mastologista, fazer exame e, se for detectado nódulo, já passar pela biópsia. Tudo no mesmo dia. Como mastologista sei da importância do diagnóstico precoce no câncer de mama e do tratamento em tempo hábil. Por isso me comprometi com a criação da Casa Rosa, um espaço que deve funcionar pelo SUS, com a rapidez da rede privada ", explica o vereador.

Em 2020 foram registrados 66.280 mil casos novos da doença no Brasil e 850 casos novos no Mato Grosso do Sul, com taxa estimada de 17,12 casos para cada 100 mil mulheres, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer).