A+ A-

segunda, 29 de abril de 2024

Busca

segunda, 29 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Saúde

20/11/2018 10:51

A+ A-

Governo Federal publica novo edital do Mais Médicos; confira as vagas disponibilizadas em MS

Profissionais selecionados receberão salário de R$ 11.865,60 durante 36 meses

O Governo Federal publicou o novo edital do programa Mais Médicos na manhã desta terça-feira (20) no Diário Oficial da União seção 3, página 134. Ao todo serão ofertadas 8.517 vagas para atuação em 2.824 municípios e 34 áreas indígenas, antes ocupadas por médicos cubanos.

Em Mato Grosso do Sul cerca de 114 vagas serão disponibilizadas, em substituição aos profissionais que deixarão o país por determinação do governo cubano. Entre os perfis de munícipios definidos pelo Ministério da Saúde, estão Programa Atenção Básica, áreas de extrema pobreza e os chamados Distritos Sanitários Especial Indígena.

As áreas indígenas contempladas pelo novo formato do programa incluem as cidades de Amambai, Antônio João, Aquidauana, Corumbá, Nioaque, Paranhos e Tacuru, onde 11 profissionais estarão a disposição da população.

Remuneração

Os profissionais selecionados receberão salário de R$ 11.865,60 durante 36 meses, com possibilidade de prorrogação. Também será repassada uma ajuda de custo para o médico que solicitar trabalhar em um local distante, devendo o profissional anexar comprovantes de residência no local.

De início serão ofertadas vagas para os médicos brasileiros com inscrição no Conselho Regional de Medicina (CRM) ou com diploma revalidado no país.

Os profissionais interessados podem se inscrever no site maismedicos.gov.br. Espera-se que os selecionados comecem a trabalhar já no dia 3 de dezembro. O ministro da Saúde, Gilberto Occhi disse ontem (19) que a preocupação é garantir a chegada imediata dos médicos aos locais em que haverá vagas.

Emergencial

O governo federal visa assegurar assistência nos locais onde os profissionais cubanos atendiam. O Ministério da Saúde Pública de Cuba, por meio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), rompeu o acordo de cooperação no Mais Médicos. O Ministério da Saúde afirma que no próximo dia 27 abrirá uma nova chamada para médicos brasileiros formados no exterior e estrangeiros.

Em 2016 já havia, por parte do Ministério da Saúde, a intenção de reduzir a participação dos profissionais cubanos no Mais Médicos de 11.400 para 8.332. Além dos médicos ativos, também serão substituídos 185 profissionais de cooperação que se encontravam no período de recesso ou já tenham encerrado a participação no programa.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024