Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
MULHER GOV MS
Saúde

MS confirma 3ª morte por H3N2

Vítima é uma mulher, moradora de Dourados

30 dezembro 2021 - 14h47Por Antonio Bispo

A Secretaria de Estado de Saúde confirmou nesta quinta-feira (30), a terceira morte causada pelo vírus H3N2 em Mato Grosso do Sul.

Dessa vez, a vítima é uma mulher de 55 anos, moradora de Dourados, que começou a sentir os sintomas no dia 23 de dezembro, dando entrada na UPA da cidade no dia 27, vindo a óbito no dia seguinte.

A primeira morte foi registrada no dia 21 de dezembro, mas confirmada e divulgada apenas na terça-feira (28). Trata-se de um jovem, de 21 anos, morador de Campo Grande, que não possuía nenhuma comorbidade.

A segunda vítima foi confirmada no mesmo dia, terça-feira (28), no município de Corumbá. Uma idosa, de 76 anos, estava internada na Santa Casa da cidade e não resistiu à doença.

Por meio de um vídeo, o assessor militar da SES, Marcelo Fraiha, ressaltou que não há motivos para a população entrar em pânico.

"É preciso reforçar que não há motivo para pânico, porque a série histórica de mortes por influenza em MS, registrada desde 2009, aponta que os casos e mortes estão abaixo da média", disse.

Em 2020, MS registrou apenas oito mortes por conta do vírus. Em 2016 foram 103.

Vacinação

A vacinação contra o influenza está disponível em todos os postos de saúde da cidade. O Ministério da Saúde liberou a aplicação da dose, em conjunto com a da Covid-19, se for necessário. Antes, era preciso ter um intervalo de, pelo menos, 15 dias.