sexta, 26 de julho de 2024

Busca

sexta, 26 de julho de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Epidemia de Dengue

há 4 meses

MS tem queda brusca em casos de dengue enquanto doença arrasa Brasil

Nesta semana, Estado registrou uma diminuição significativa de casos quando comparado a semana anterior; apesar da queda, situação ainda é alarmante

Nesta quinta-feira (21), o Brasil superou a marca de 2 milhões de casos prováveis e confirmados de dengue. Apesar do país estar vivendo uma epidemia grave da doença, em Mato Grosso do Sul, houve uma queda significativa nos casos.

A informação foi levantada pelo TopMídiaNews com base em dados do Ministério da Saúde, divulgados no Painel de Monitoramento das Arboviroses.

Só nesta semana, Mato Grosso do Sul teve 1.181 casos. O número é ainda muito alto, porém representa uma diminuição significativa quando comparado a última semana que registrou 1.939 casos prováveis.

Quando comparado aos registros de 2023, os números são ainda menores. Na mesma semana de março do ano passado, o Estado registrou 2.581 casos.

Em 2023, Mato Grosso do Sul foi a quinta unidade federativa com maior incidência de dengue do país, registrando 46.521 casos, com um coeficiente de 1.623 incidências a cada 100 mil habitantes. 

Em número de mortes, o Estado registrou 41 óbitos, ficando em 7ª posição entre os estado com maior número de falecimentos devido à doença. Ao todo, foram 46.521 pessoas com dengue em 2023.

No entanto, mesmo com a diminuição de incidência da doença, o Estado ainda vive uma situação de alerta quanto a doença. Segundo Ministério da Saúde, Mato Grosso do Sul está na 13ª posição entre as 27 unidades federativas quanto a incidência dos casos prováveis a cada 100 mil habitantes em 2024.

Neste ano, já são 9.713 casos prováveis da doença, com seis óbitos.e cinco sendo investigados. Entre os estados da região Centro-Oeste é o menor resultado, encabeçado por Goiás, que enfrenta uma situação bastante grave de casos.

Com um volume histórico de registros, 10 estados e o Distrito Federal somaram mais casos de dengue em 2024 do que em todo o ano passado. A lista inclui unidades federativas das regiões Sudeste, Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Até o momento, o país contabilizou 682 óbitos por dengue e outros 1.042 continuam sob investigação.

O Painel de Monitoramento das Arboviroses, elaborado pelo Ministério da Saúde, indica também que o coeficiente de incidência da doença no país. Até o momento, o número é de 990,3 casos prováveis para cada 100 mil habitantes.

A unidade da Federação com maior taxa de incidência é o Distrito Federal, que contabilizou mais de 161 mil casos somente neste ano, com incidência de 5.725,8 infecções a cada 100 mil habitantes.

De acordo com o Ministério da Saúde, a disseminação da doença no início de 2024 tem apresentado comportamento anormal em relação ao que foi observado em mais de 40 anos. A pasta diz que o alto volume de diagnósticos tem relação com as mudanças climáticas, que facilitam a proliferação do mosquito vetor. Outro fator está na circulação dos quatro sorotipos da dengue ao mesmo tempo.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
AMIGOS DA CIDADE MORENA ABRIL NOVEMBRO