Menu
terça, 29 de setembro de 2020
Saúde

Paciente denuncia espera de mais de 3 horas e atendimento parado na UPA Coronel Antonino

Cenas de desrespeitos também foram presenciadas pela paciente; Sesau diz que alta demanda enrolou atendimento

06 fevereiro 2019 - 13h56Por Diana Christie

Paciente que prefere não se identificar, de 31 anos, denunciou espera de mais de três horas e atendimento parado na manhã desta quarta-feira (6), na UPA Coronel Antonino, em Campo Grande. Além da falta de médicos, a sensibilidade dos servidores da recepção é bastante criticada.

A denunciante conta que chegou ao local por volta das 10h e até às 13h de hoje ainda não havia sido atendida. Pior ainda, por volta das 11h os médicos pararam de chamar novos pacientes, aumentando o tempo de espera. “Estou desde as 10 horas, mas tem gente com muito mais tempo. Eu até já vou embora passar numa farmácia mesmo”, diz revoltada.

A mulher destaca que, pior que a demora, é a falta de empatia dos servidores municipais. “Difícil eu vir em posto, venho quando de fato preciso. O descaso é com todo mundo e o mais chato é ver a maneira que esses funcionários olham para as pessoas, com cara e jeito de menosprezo, chega doer só de olhar”, relata.

De acordo com a denúncia, três pessoas estão na recepção, mas apenas uma atende. “Um senhor está atendendo, uma senhora no celular e a outra de cabeça baixa nem olha na cara de ninguém e estava digitando sabe Deus o quê”.

Cena de desrespeito também foi presenciada pela paciente. “Um senhor perguntou se ia demorar para ser atendido e a moça falou: ‘o senhor já passou pela triagem?’ Ele disse ‘sim, tem mais de horas’ e ela, grosa, gritou ‘então é só aguardar’ e apontou a mão para ele sentar”, descreve.

Outro lado

Em nota, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que "hoje pela manhã haviam três médicos clínicos e cinco pediatras fazendo o atendimento na unidade. Em decorrência da alta demanda houve um tempo maior de espera, principalmente de casos menos graves, porém todos estavam sendo atendidos dentro do tempo protocolar".

A secretaria destaca que a "troca de plantão acontece às 13h e durante o período vespertino cinco clínicos estão atendendo na unidade".

Com relação ao comportamento do servidor, a Sesau orienta que "caso o paciente se sinta ofendido, ele deve formalizar sua queixa através da Ouvidoria 3314-9955. Porém, a informação da unidade é de que em nenhum momento os servidores teriam "destratado" algum paciente e tão somente passado as orientações pertinentes".

Leia Também

Mulher corre atrás de marido com faca durante briga por dinheiro
Interior
Mulher corre atrás de marido com faca durante briga por dinheiro
Crianças ficam dois dias vivendo com corpos após morte dos pais
Geral
Crianças ficam dois dias vivendo com corpos após morte dos pais
Fundação Manoel de Barros realiza Live com Maria Quitéria para celebrar o Dia do Idoso
Cultura
Fundação Manoel de Barros realiza Live com Maria Quitéria para celebrar o Dia do Idoso
Após 30 anos, Av. Marechal Deodoro será recapeada e vai ganhar corredor de ônibus
Cidade Morena
Após 30 anos, Av. Marechal Deodoro será recapeada e vai ganhar corredor de ônibus