A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Saúde

14/09/2016 13:48

A+ A-

Prefeitura realiza nessa quarta-feira “Dia D de Combate à Dengue”

As ações serão organizadas em todos os distritos da Capital

14/09/2016 às 13:48 |

Da Redação / Assessoria

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau), realiza nessa quarta-feira (14), o “Dia D de Combate à Dengue”, com blitz educativa sobre Dengue, Chikungunya e Zika em pontos estratégicos de toda a Capital. As ações serão organizadas pelos Distritos Sanitários atendendo os Distritos Norte e Oeste no período da manhã e Sul e Leste no período da tarde.

Participam da ação, com apoio dos Distritos Sanitários, equipes do Centro de Controle de Endemias e Vetores (CCEV), Agentes Comunitários de Saúde, Conselheiros de Saúde e Entidades Parceiras do Comitê Municipal de Combate à Dengue. 

De acordo com a prefeitura, a Sesau tem desenvolvido intenso trabalho de combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti, desde o final de epidemia, buscando impedir que durante o período mais quente e chuvoso a população venha a ser penalizada, da mesma forma que ocorreu durante os meses de novembro de 2015 a abril de 2016, exatamente por não haverem tomado as medidas necessárias no período de estiagem, entre abril e agosto de 2015.

Agora, os trabalhos que reúnem equipes de Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Saúde e Agentes de Controle de Endemias, trabalhadores do Programa de Inclusão Profissional (Proinc) desenvolvem trabalhos constantes de combate aos criadouros e orientação da população. Graças a esse trabalho e conforme apresentado pelo último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes agepyti (LIRA), todas as regiões apresentam índice satisfatório.

Campo Grande foi reconhecido pelo Ministério da Saúde, padrão em termos de atuação contra a epidemia devido ao trabalho de combate, orientação e conscientização e ações de tratamento. Foram feitas parcerias com as Forças Armadas e entidades privadas, que possibilitou o recolhimento de pneus (um dos fatores de maior número de criadouros) e uma destinação adequada (reciclagem), hospitais-tendas de campanha para hidratação venosa (Exército Brasileiro), criação do terceiro turno em Unidades Básicas de Saúde e outras providências.

Atividades:
As equipes estarão desenvolvendo suas atividades nos seguintes locais:
Tarde: Terminais Guaicurus, Morenão, Hércules Maymone; Praça Ari coelho, Shopping Campo Grande e no cruzamento das avenidas 13 de Maio com Fernando Correa da Costa e Salgado Filho com Norte-Sul.

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias