A+ A-

quinta, 25 de abril de 2024

Busca

quinta, 25 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Top Esporte

06/08/2021 15:34

A+ A-

Canadense é a primeira trans e não-binária a receber medalha nas Olimpíadas

Em 2016, quando conquistou bronze no Rio, Quinn, de 25 anos, não havia ainda revelado publicamente sua identidade de gênero

Quinn, atleta canadense no futebol feminino, tornou-se a primeira pessoa assumidamente trans e não-binária a receber uma medalha nos Jogos Olímpicos. 

Ela recebeu a medalha nesta sexta-feira (6). 

Em 2016, quando conquistou bronze no Rio, Quinn, de 25 anos, não havia ainda revelado publicamente sua identidade de gênero.

O anúncio foi realizado apenas em 2020. 

Por isso, ela fez história entre as pessoas LGBTQIAP+ ao disputar a final com a Suécia e levar a medalha de ouro na decisão inédita também para o Canadá, que venceu as adversárias, nos pênaltis, pelo placar de 3 as 2. Com a bola rolando, a disputa terminou em 1 a 1.

Em 22 de julho, véspera do início do evento esportivo no Japão, Quinn compartilhou com seus seguidores no Instagram sentimentos diversos em razão de sua atuação nos jogos nesta edição após ter se revelado transgênero e pessoa não-binária.

"Primeira pessoa assumidamente trans a competir nas Olimpíadas. Eu não sei o que sentir. Eu sinto orgulho ao ver 'Quinn' na escalação e na minha credencial. Eu sinto tristeza por saber que houve atletas olímpicos anteriores a mim impossibilitados de viverem sua verdade por causa do mundo. Eu sinto otimismo por mudança. Mudança na legislação. Mudança nas regras, estruturas e mentalidades. Principalmente, eu sinto percepção das realidades. Garotas trans sendo banidas dos esportes. Mulheres trans enfrentando discriminação e preconceito enquanto tentam seguir seus sonhos olímpicos. A luta não está perto de acabar... e eu vou celebrar quando todos nós estivermos aqui", afirmou Quinn.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024