Depois de perder para o atual campeão Cleveland Cavaliers na final da Conferência Leste da última temporada, o Toronto Raptors mostrou que segue forte e estreou na edição 2016/2017 com uma boa vitória sobre o Detroit Pistons, por 109 a 91, nesta terça-feira à noite, no Air Canada Centre. Atuando em casa, a equipe canadense dominou a partida desde o início e contou um show do armador DeMar DeRozan, que marcou 40 pontos e pegou quatro rebotes.
A pontuação de DeRozan é um recorde do time de Toronto em partidas de abertura de uma edição da liga americana de basquete, quebrando a marca de Vince Carter, que fez 39 pontos em 2003.
Além de DeRozan, o pivô Jonas Valanciunas foi decisivo para o resultado positivo dos Raptors, terminando com um duplo-duplo, com 32 pontos e 11 rebotes. Tobias Harris, com 22 pontos e cinco rebotes, bem que se esforçou pelo lado dos Pistons e tentou dificultar as coisas, mas os donos da casa estavam inspirados.
A equipe do Canadá conseguiu abrir vantagem desde o primeiro quarto do confronto, foi para o intervalo vencendo por 58 a 46 e chegou a ter 20 pontos de diferença em determinado momento. Com melhor aproveitamento nos arremessos e boa movimentação ofensiva, os Raptors foram superiores ao time de Detroit e controlaram o jogo. Os brasileiros não jogaram nesta quarta: Lucas Bebê sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo e ficou fora, enquanto Bruno Caboclo não entrou em quadra.
MIAMI VENCE CLÁSSICO DA FLÓRIDA
Mesmo jogando na casa do adversário, o Miami Heat ganhou do Orlando Magic, por 108 a 96, no Amway Center, no duelo entre as duas franquias do estado da Flórida. O destaque do clássico foi o pivô Hassan Whiteside, que conseguiu um duplo-duplo, com 18 pontos e 14 rebotes, e foi importante para a vitória dos visitantes.
Com uma boa atuação coletiva da equipe, o Heat ainda contou com 16 pontos de Goran Dragic, 15 pontos de Justise Winslow e mais 15 pontos do reserva Tyler Johnson. No Magic, apesar dos 20 pontos e Evan Fournier e do duplo-duplo de Nikola Vucevic, com 17 pontos e 14 rebotes, a derrota foi inevitável.
CELTICS BATEM NETS
Em outra partida desta terça, o Boston Celtics bateu o Brooklyn Nets, por 122 a 117, em casa, no TD Garden. O cestinha do duelo foi Isaiah Thomas, com 25 pontos, além de nove assistências e seis rebotes, contribuindo bem para a vitória da equipe de Massachusetts no primeiro jogo da temporada.
Os Celtics terminaram o terceiro período ganhando por 97 a 81, uma vantagem de 16 pontos, mas os Nets conseguiram boa reação no último quarto e levaram o jogo para o tempo extra. Apesar do susto, os donos da casa voltaram a dominar e conseguiram estrear com um bom resultado.
PACERS GANHAM NA PRORROGAÇÃO
Em um duelo bastante equilibrado em Indianápolis e decidido apenas na prorrogação, o Indiana Pacers venceu o Dallas Mavericks, por 130 a 121, também nesta noite, depois de empate por 115 a 115 no tempo normal.
Com as duas equipe mostrando bom poder ofensivo, o jogo foi disputado ponto a ponto, mas a atuação consistente de Myles Turner, que obteve um duplo duplo, com 30 pontos e 16 rebotes, foi fundamental para a vitória dos Pacers. Paul George fez 25 pontos e também foi bem na partida. Pelos Mavs, Deron Williams foi o maior pontuador, com 25 pontos, além de sete assistências.