Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
DENGUE GOV MS
Top Esporte

Nas paraolimpíadas escolares, MS conta com 72 atletas em sete modalidades

A competição que acontece entre os dias 23 e 26 de novembro, em São Paulo

19 novembro 2021 - 17h35Por Vinicius Costa

Mato Grosso do Sul disputa as Paralimpíadas Escolares de 2021 com uma equipe composta por 72 atletas, na competição que acontece entre os dias 23 e 26 de novembro, em São Paulo.

A delegação sul-mato-grossense é organizada e coordenada pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), e embarca na segunda-feira (22) de manhã.

De acordo com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que organiza a competição desde 2009, ao todo 851 estudantes-atletas, na faixa etária de 11 a 18 anos, estão inscritos, de 24 unidades federativas – as exceções são Alagoas, Minas Gerais e Rondônia. A equipe sul-mato-grossense é composta, no total, por 114 pessoas, incluindo atletas, membros de estafe, técnicos, fisioterapeuta, atletas-guia, assistentes e chefe de delegação. Confira aqui a relação nominal da delegação.

Os paratletas de Mato Grosso do Sul disputarão sete das 13 modalidades presentes nas Paralimpíadas: atletismo, bocha, futebol de sete (para paralisados cerebrais), judô, natação, parabadminton e tênis de mesa. Em 2019, última edição realizada, o estado foi representado por 76 estudantes-atletas, que conquistaram 93 medalhas. Mato Grosso do Sul terminou em 10º lugar na classificação geral, com 184 pontos.

Para o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda, as Paralimpíadas Escolares são o primeiro passo para a carreira de inúmeros atletas. “As Paralimpíadas são muito importantes, porque, muitas vezes, é ali que o paratleta se descobre, se apaixona e vai ganhando experiência para se tornar um profissional do esporte. É também uma oportunidade de interação com participantes de outros estados, uma vivência que levará para o resto da vida”.