Os 13 atletas paralímpicos que representam Mato Grosso do Sul nos Jogos Rio 2016 já são orgulho para o torcedor do Estado somente pelo fato de estarem competindo. Nem precisava falar na vitória por 7x1, na estreia contra a Irlanda, no futebol de 7, neste sábado (10), para dizer que eles são verdadeiros campeões.
Deste time que venceu os irlandeses, oito convocados são sul-mato-grossenses. Agora o time, líder do grupo A, vai embalado pegar os próximos adversários. Na segunda-feira (12) a batalha é contra a seleção da Ucrânia. O outro time do grupo é a Grã-Bretanha.
O sábado também teve Ricardo de Oliveira nas pistas para os 100 metros rasos, classe T11. Porém, o três-lagoense e o guia não conseguiram se classificar. Na última quinta-feira ele conquistou a medalha de ouro para o estado no salto a distância, T11, categoria cegos.
Domingo
Neste domingo, Yeltsin Jacques compete nos 1500 metros masculino - classe T12/13, às 17h30 (MS). Também vai disputar os 100 metros masculino - T11 - às 18h (MS).
Judô
A judoca Michele Ferreira, uma das destaques da delegação brasileira, foi a primeira atleta a entrar no tatame, na quinta-feira, mas, apesar de fazer uma boa luta e contar com o forte apoio da torcida, levou um ippon da alemã Ramona Brussig nas quartas de final. Em seguida, disputou a repescagem com a japonesa Ayumi Ishii e conseguiu avançar na competição. Porém, na disputa pelo bronze, não conseguiu a vitória.
Convocados
No atletismo, disputam as paralimpíadas por Mato Grosso do Sul os atletas Silvânia Costa de Oliveira - Três Lagoas; Yeltsin Francisco Ortega Jacques e Guilherme Ademilson dos Anjos Santos, todos de Campo Grande
Na canoagem compete Debora Raiza Ribeiro Benevides, de Campo Grande.
No futebol de 7 estão Fabrizio Arlindo Nascimento de Oliveira; Gilvano Diniz da Silva; Hudson Hyure do Carmo Januario ; Igor Romero Rocha; Leandro Gonçalves do Amaral; Marcos dos Santos Ferreira; Maycon Ferreira de Almeida e Wesley Martins de Souza - todos de Campo Grande.
Judô
Compete nos tatames a judoca Michelle Ferreira, que também é de Campo Grande