O paratleta sul-mato-grossense Fernando Rufino de Paulo brilhou neste sábado (23) ao conquistar a medalha de ouro no Campeonato Mundial de Paracanoagem Velocidade, realizado em Milão, Itália. Rufino venceu a final A do VL2 Masculino 200m, com o tempo de 51s80. Ele superou o compatriota Igor Tofalini, que levou a prata com 51s84, em uma prova muito disputada.
"Foi uma largada média, um pouco de vento, mas me recuperei bem. O Igor encostou do meu lado, e viemos pau a pau até o fim. Estar ao lado dele, treinando juntos, foi maravilhoso. Agora sou quatro vezes campeão mundial. Já estou focado nas Paralimpíadas de Los Angeles 2028", comentou Rufino, o "Caubói de Aço", em entrevista ao GE.
Além da vitória de Rufino, o Brasil também comemorou outras medalhas. Luís Carlos Cardoso garantiu a prata no KL1 Masculino 200m, repetindo o feito de Tóquio e Paris, ao ficar atrás do húngaro Peter Kiss. Já Giovane Vieira de Paula conquistou o bronze no VL3 Masculino 200m, com o tempo de 47s50, ficando atrás do chinês Yi Pu, ouro na prova.









