A+ A-

sexta, 26 de abril de 2024

Busca

sexta, 26 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Política

06/04/2017 10:27

A+ A-

Com sindicato dos taxistas contra, curiangos comemoram 217 novos alvarás

Além disso, categoria aceitou redução de 30% no valor das tarifas para concorrer com Uber

Taxistas, moto-taxistas e auxiliares de ambas categorias foram até o plenário da Câmara Municipal para acompanharem a assinatura de decreto assinado pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD) que libera mais 217 alvarás para auxiliares que agora terão o próprio táxi, desde que atenda alguns critérios como tempo de serviço e estar na atividade continuamente, já que segundo os trabalhadores, com a chegada do UBER alguns migraram para o novo serviço.

“Quem migrou para o UBER não zera o tempo de serviço, mas perde a preferência”, explica o representante dos auxiliares de taxistas Reginaldo Ribeiro e fez parte da comissão que analisou o decreto junto a Prefeitura. “Alguns curiangos já tem até 30 anos trabalhando e automaticamente teriam direito”, defende Ribeiro.

Além disso, há a concordância de aumento anual de alvarás de táxis na Capital. Atualmente existem 490 alvarás de taxistas que serão somados aos 217 e o total vai ter direito todo ano aumentar em 2% o número de alvarás, numa média de 14 alvarás novos ao ano. “Isso que foi acordado com o prefeito Marquinhos, uma vitória porque esperamos há muitos anos para ter esse direito. Hoje o custo médio para um curiango trabalhar gira em torno de R$ 5 mil entre tributos, aluguel de carro, de ponto ou diária”, contabiliza ele.

Ribeiro lembra que foi preciso lutar até no sindicato. “Fazemos por diária, quilômetro rodado ou porcentagem em que o dono do táxi fica com 30% a 40%. Do que ganhamos. E estivemos contra o sindicato dos taxistas, já que ele votaram contra o aumento dos alvarás”, esclarece.

Presidente do Sintáxi minimiza e diz que preocupação é com “dívidas que colegas terão que fazer”

Representando o Sintaxi, Bernardo Quartin, presidente do sindicato dos taxistas faz uma mea culpa. Segundo ele, o custo do taxista é de R$ 7 mil mensais por questões de tributos, pró-labore e taxas, além da manutenção do carro e combustível. “O Marquinhos vai liberar os alvarás e muitos vão começar com uma dívida, o que é preocupante, então tem que ser algo organizado, já que os números de corrida caíram em torno de 70%, mas que ainda assim a medida é a melhor saída que o aplicativo que pegou uma boa parte das nossas corridas. Apesar disso, o saldo é positivo”.

“Quem legisla é o município e nós também aguardamos a redução e de maneira geral é positivo para o setor e é preferível ter aumento nos alvarás do que aumentar a concorrência com os aplicativos”, minimizou.

Para enfrentar concorrência, serviços de táxi terão redução de 30%

Para enfrentar a concorrência com aplicativos de “carona” os taxistas toparam até reduzir os valores. Agora, com o decreto a redução das tarifas nas duas bandeiras será de 30% , para melhorar a concorrência e poder competir com o UBER, porém não há contrapartidas específicas.  

 

 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024