A+ A-

sexta, 26 de abril de 2024

Busca

sexta, 26 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Política

03/04/2017 10:32

A+ A-

MPE abre inquérito contra desembargador aposentado com base em sindicância do CNJ

O processo será conduzido pelo promotor Humberto Lapa Ferri

A 29ª Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social abriu, nesta segunda-feira (3), inquérito civil para investigar o desembargador aposentado Paulo Alfeu Puccinelli. A denúncia tem como base suposto ato de improbidade administrativa identificado em sindicância do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

O processo será conduzido pelo promotor Humberto Lapa Ferri. Os detalhes da denúncia não estão disponíveis para consulta no portal do MPE (Ministério Público Estadual). No entanto, o CNJ investiga a conduta do desembargador aposentado desde 2010, quando começou apurar possíveis infrações disciplinares no pagamento de precatórios do Tribunal de Justiça.

De acordo com o CNJ, Paulo Alfeu é suspeito de quebrar a ordem cronológica para quitação de uma dívida de precatórios orçada em R$ 25 milhões, com favorecimento de um empresário. Ele teria violado a lei que dá prioridade para o pagamento dos precatórios alimentares de credores maiores de 60 anos e de portadores de doenças graves até o limite de aproximadamente 180 salários mínimos.

Na época, o CNJ determinou a suspensão imediata dos pagamentos e, o ministro Gilson Dipp, defendeu a apuração da conduta do desembargador. Segundo o corregedor nacional de Justiça, a sindicância era necessária por conta do valor expressivo do precatório e a conversão da dívida executável em acordo de parcelamento para depósitos diretos ao credor, "à margem do regime constitucional do precatório".

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024