A+ A-

sexta, 26 de abril de 2024

Busca

sexta, 26 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Política

01/11/2017 10:30

A+ A-

OAB/MS cobra escolha técnica para próximos conselheiros TCE

Marisa Serrano e José Cabral entraram com pedidos de aposentadoria

Diante das notícias da aposentadoria de dois Conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE) nesta semana, Marisa Serrano e José Ricardo Cabral, a Ordem dos Advogados do Brasil. Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), se mostra preocupada com os critérios de escolha dos sucessores.

O Conselho Pleno da OAB ajuizou uma ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) no STF neste ano para exigir a interpretação do Art. 73 da Constituição da República, que estabelece critérios para a escolha de Ministros e Conselheiros de Tribunais de Contas.

A OAB/MS reconhece o importante papel do Tribunal para a sociedade, sobretudo neste momento de revisão de critérios dos princípios da administração pública no Brasil, e regras como legalidade, impessoalidade, interesse público, eficiência, etc.

Por isso, a OAB/MS se preocupa com a escolha dos sucessores, para que esta obedeça a critérios constitucionais, ou seja, com formação profissional e intelectual dos indicados e não apenas critérios políticos. Além disso, a escolha precisa ser pública, para que a sociedade possa dialogar e participar na discussão dos nomes indicados a sucessores.

Veja abaixo o art. 73 da Constituição da República:

Art. 73. O Tribunal de Contas da União, integrado por nove Ministros, tem sede no Distrito Federal, quadro próprio de pessoal e jurisdição em todo o território nacional, exercendo, no que couber, as atribuições previstas no art. 96.

§ Iº Os Ministros do Tribunal de Contas da União serão nomeados dentre brasileiros que satisfaçam os seguintes requisitos:

I - mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos de idade;

II - idoneidade moral e reputação ilibada;

III - notórios conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos e financeiros ou de administração pública;

IV - mais de dez anos de exercício de função ou de efetiva atividade profissional que exija os conhecimentos mencionados no inciso anterior.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024