Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
CAMARA MUNICIPAL MARÇO 2024
Política

Sessão Solene celebra 100 anos de vida do ex-governador Wilson Barbosa Martins

Além de prefeito da Capital, 'Dr. Wilson' foi governador por duas vezes

15 junho 2017 - 16h53Por Thiago de Souza

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico do estado e da Academia Sul-mato-grossense de Letras realizam uma sessão solene que vai celebrar um século de vida do ex-governador de Mato Grosso do Sul, Wilson Barbosa Martins.

No dia do aniversário do ex-governdor, 21 de junho, haverá uma sessão de homenagem, às 19 horas, na Academia Sul-Mato-Grossense de Letras. No dia 26 de junho é que acontece a sessão solene, no Plenário Júlio Maia - Palácio Guaicurus, no Parque dos Poderes.

História

''Dr. Wilson, como ficou conhecido, completa o centenário no dia 21 de junho. Ele nasceu em uma fazenda onde hoje fica a cidade de Rio Brilhante. Se formou em direito em São Paulo e conviveu com grandes personalidades da política, como Ulysses Guimarães e José Fragelli.  

Em 1946 foi secretário-geral da Prefeitura de Campo Grande, na administração do prefeito Fernando Correa da Costa. Em 1958 foi eleito prefeito da cidade.
Wilson Martins foi eleito deputado federal em 1963 pelo então Mato Grosso. Porém, após ser reeleito em 1966, cassado pela ditadura militar em 1969 e teve seus direitos políticos suspensos por 10 anos.  

Em 1979 foi eleito o primeiro presidente da OAB/MS. Em 1982  retornou à cena política elegendo-se governador do Estado, o primeiro eleito pelo voto direito para governar Mato Grosso do Sul. Antes de terminar o mandato, Dr. Wilson deixou o governo para disputar o Senado Federal.

A última atividade política do homenageado foi uma nova administração estadual, que foi de 1995 a 1998.

Intelectual

Membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letas, em 2010 publicou o livro Memória – Janela da História. Dividido em 12 capítulos e com mais de 350 páginas, a obra, além de sua trajetória pessoal, retrata episódios importantes da história de Campo Grande, de Mato Grosso do Sul e do Brasil.