A+ A-

quinta, 25 de abril de 2024

Busca

quinta, 25 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Saúde

15/08/2017 18:16

A+ A-

Iagro alerta produtores sobre incidência de raiva bovina no sul do Estado

Animais com sintomas e esconderijos de morcegos devem ser informados ao órgão

A Agência Estadual de Vigilância Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) alertou sindicatos e produtores rurais da região sul do Estado, sobre a incidência de raiva bovina na região. O informe ocorreu após exames laboratoriais por técnicos do órgão.  

O comunicado do órgão já foi feito aos Sindicatos Rurais de Aral Moreira, Amambai, Coronel Sapucaia, Laguna Carapã, Caarapó e Juti.

Aos produtores da região  o alerta é para vacinação antirrábica urgente do rebanho, prioritariamente das propriedades que margeiam o Rio Amambai e seus afluentes; a comunicação ao Escritório da Iagro mais próximo sobre qualquer mortalidade de herbívoros com sintomatologia nervosa e/ou sobre conhecimento de possíveis abrigos dos morcegos hematófagos (casas e poços abandonados, cavernas, árvores ocadas, turbina), para controle destes, como forma de evitar maiores prejuízos e prevenção de novos casos.

Conforme o Amambai Notícias, se forem observados animais com sintomas da doença, a Iagro deve ser notificada para que possa fazer coleta de material para exames laboratoriais. Esse procedimento não tem custo para o produtor e a suspeita ou diagnostico de raiva não ocasiona na interdição da ficha sanitária ou no sacrifício de animais sadios.

A Raiva dos herbívoros (bovídeos, equídeos, ovinos e caprinos) tem como principal transmissor o morcego hematófago da espécie Desmodus rotundus. Nos últimos anos, os casos da doença reduziram de forma significativa, graças à análise de risco e incremento de ações como: palestra a produtores rurais, vistoria de abrigos com captura e controle do morcego hematófago, dentre outros.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024