As melhores memórias são construídas geralmente em volta daqueles que amamos. Esta foi a maneira escolhida pelo produtor rural Nercy Soares dos Santos, de 98 anos, que tomou a decisão de reunir toda família, entre filhos, netos, bisnetos - trineto - e agregados em encontros que fortalecem os laços familiares e ajudam a construir memórias afetivas.
"Em primeiro lugar, eu amo demais a minha família toda”, afirma o produtor rural aposentado, que no ano passado tomou a iniciativa de reunir todos que ama, o que define como prioridade na vida, para uma viagem com diferentes gerações de familiares.
O encontro em questão chegou a ganhar repercussão enquanto evidenciava a importância da convivência e da construção de momentos que, em alguma altura, vão virar memórias e histórias para contar. Na viagem em questão, todos se reuniram em Guarulhos e de lá foram para Santos, onde zarparam em um cruzeiro que passaria pela Argentina e pelo Uruguai, entre outros destinos.
Já neste ano, parte da família embarca para um resort em Alagoas, para, mais uma vez, compartilhar experiências e celebrar a vida da melhor maneira possível: com muito amor, parceria e principalmente, alegria.
Falando sobre a própria trajetória, Nercy afirma, de forma sintetizada, a frase que denota sua visão sobre o tempo: “Todo dia eu continuo escrevendo mais uma página do meu livro.” Para ele, a expressão representa a continuidade da vida e das histórias construídas ao lado da família.
Desta vez, bisnetos e o trineto não participam da viagem. A ausência, no entanto, está relacionada a um novo planejamento. Nercy já organiza a comemoração de seus 99 anos, prevista para outubro, quando pretende reunir novamente todos os familiares.
Lúcido, bem-humorado e de bem com a vida, Nercy costuma dizer que não sabe quanto tempo ainda tem. Talvez por isso faça questão de transformar o tempo em encontro, e os encontros em história escrita diariamente, uma página de cada vez, ao lado da família.
E assim, motivada pelo amor, a iniciativa de trazer para perto de si os que quer bem é algo que reforça a importância dessas reuniões como forma de manter vínculos e registrar, em conjunto, o decorrer e o compartilhar do tempo, as experiências que ficarão gravadas na memória, e ainda, possibilitar a todos a oportunidade de também eles escreverem novas páginas em seus próprios livros, de acordo com a visão e o sentir da cada coração.








