quarta, 09 de julho de 2025

Busca

quarta, 09 de julho de 2025

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Algo mais

10/12/2014 15:14

Arquiteta da Capital promove corrente do bem para disseminar ações ecológicas

Sustentabilidade

A mudança de hábito por si só já é um desafio. Mas quando isto consiste em adotar praticas que parecem mais favoráveis ao planeta do que a si, o coisa se torna ainda mais difícil. Para conseguir ver que tudo está interligado e conviver com os novos hábitos, a arquiteta Antariyi Nayane Andrade de Oliveira, 27 anos, precisou tornar sua relação com o planeta uma filosofia de vida e se sentiu tão bem que resolveu disseminar o que aprendeu com os outros.

No final do mês de novembro, Antariyi resolveu usar as redes sociais em favor do mundo ao invés da estética, ou de qualquer outro tema mais egocêntrico. Lançou uma desafio simples: registrar em vídeo ações ecológicas que as pessoas aplicam no dia a dia. Desafiou três amigos e acabou reunindo uma guia com uma série de pequenas ações que podem ser executadas por qualquer um que tiver disposição.

A motivação para o desafio partiu de uma das oficiais da organização internacional Cóndor Blanco, da qual a arquiteta participa há dois anos. "A entidade tem como propósito o crescimento pessoal a partir do equilíbrio de áreas da vida, como prosperidade, liberdade e cultura", explica. Entre os princípios que norteiam a organização está a lida com a natureza a partir de uma escola denominada Kin Forest.

(Foto: reprodução)

Espaço criando pela arquiteta com materiais reutilizados. (Foto: Arquivo pessoal /Antariyi Nayane Andrade de Oliveira)

A participação em oficinas possibilitou o acesso a diversas informações sobre as conseqüências da degradação ambiental. "Soube, por exemplo, que a seca em São Paulo tem ligação direta com o desmatamento. Pois, algumas as arvores enraízam até 20 metros e tem sistema de transpiração que abastece os rios", explica.

Depois da perplexidade, foram dois anos de um processo que está longe de terminar, mas que já conta com mudanças que se tornaram hábito. "Hoje eu faço compostagem, tenho horta, separo o lixo e reaproveito paletes e outros utensílios. Além disto, tem a parte a conscientização, como economizar energia e água", lista.

(Foto: reprodução)

 Compostagem caseira. (Foto: divulgação) 

As práticas adotadas por Antariyi podem ser conferidas no vídeo a baixo, que foi publicado no Facebook. Dois outros desafiadores também já postaram suas ações na redes sociais. 

Siga o TopMídiaNews no , e e fique por dentro do que acontece em Mato Grosso do Sul.
Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias